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Dissertações |
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SÉRGIO RICARDO ALVES DE LIMA
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Análise das ações públicas de salvaguarda para o setor do artesanato em Pernambuco diante do cenário da Covid-19.
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Orientador : TELMA LUCIA DE ANDRADE LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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TELMA LUCIA DE ANDRADE LIMA
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ANA REGINA BEZERRA RIBEIRO
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JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE
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Data: 16/02/2023
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O setor do artesanato vem demonstrando, com o passar dos anos, cada vez mais seu potencial cultural, histórico e econômico. Sendo a atividade do setor cultural que possui o maior número de profissionais envolvidos em sua cadeia produtiva. As políticas públicas de fomento para o setor no Brasil foram iniciadas no final da década de 70 e consolidadas nos anos 90, pela instituição do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Paralelamente, em vários países, se têm uma crescente em estudos demonstrando o potencial econômico das chamadas economias criativa, onde o setor do artesanato está incluído. Com o avanço da pandemia Covid-19, no início de 2020, foram necessárias medidas de contenção da doença, entre elas, restrições de circulação. Com isso, vários setores econômicos sofreram perdas significativas de renda, o setor do artesanato tem características de ser a única fonte de subsistência de várias famílias no país. Houve assim a preocupação de formas de manutenção da renda e continuidade das atividades do artesanato no período. Ações públicas foram implementadas para amenizar esses impactos, como as da Lei Aldir Blanc e ações estaduais. Esse trabalho buscou através de uma análise documental, rastrear tais ações, analisando seus objetivos e concordância com as políticas de fomento do artesanato no Estado de Pernambuco.
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The handicraft sector has been demonstrating, over the years, its cultural, historical and economic potential. Being an activity of the cultural sector that has the largest number of professionals involved in its production chain. Public policies to promote the sector in Brazil began in the late 1970s and were consolidated in the 1990s with the creation of Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). At the same time, in several countries, studies are increasing, demonstrating the economic potential of the socalled creative economies, where the handicraft sector is included. With the advance of the Covid-19 pandemic, in early 2020, measures were needed to contain the disease, including restrictions on movement. As a result, several industries suffered income losses, the handicraft sector has characteristics of being the only source of subsistence for several families in the country. Thus, there was concern about ways to maintain income and continue handicraft activities in the period. Public actions were implemented to mitigate these impacts, such as the Lei Aldir Blanc and state actions. This work sought through a documentary analysis, tracking such actions, analyzing their objectives and in accordance with the policies to promote crafts in the State of Pernambuco.
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BRUNO CARVALHO DE BRITO
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CARACTERÍSTICAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS FIRMAS E DESEMPENHO: ABORDAGEM CONCEITUAL E SUA APLICAÇÃO EM EMPRESA PERNAMBUCANA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
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Orientador : BRIGITTE RENATA BEZERRA DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO
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BRIGITTE RENATA BEZERRA DE OLIVEIRA
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MARCOS FELIPE FALCAO SOBRAL
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Data: 30/05/2023
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Esta pesquisa possui como objetivo compreender as características das estratégias de internacionalização das firmas e seu desempenho em uma empresa pernambucana de TIC. Esta dissertação é composta pela proposição de dois artigos. O aporte teórico, comum em ambos os artigos, é composto pelo modelo de estágios da internacionalização, Uppsala; Resource-based view (RBV) e Paradigma Eclético de Dunning. No primeiro artigo, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura usando o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses protocol (PRISMA) em artigos publicados nas bases de dados da Scopus e Web of Science. Esse processo resultou em 24 artigos publicados entre 2017 e 2021. Por meio da Revisão, foram levantadas cinco dimensões das características abordadas das estratégias de internacionalização das firmas: recursos, modos de entrada, ambiente externo, processos de internacionalização e desempenho. Estas dimensões subsidiaram a concepção do segundo artigo. Trata-se da proposição de um estudo empírico. Foi realizado uma pesquisa de natureza qualitativa, com objetivo de analisar as características da internacionalização e desempenho de empresa TIC sediada em Recife-PE. A coleta de dados utilizou de técnica de entrevista semiestruturadas com os principais tomadores de decisão da firma, análise de dados foi realizada por meio do método de comparação constante e da análise de conteúdo, com apoio do software ATLAS.ti 23. Os resultados possibilitaram encontrar associações entre categorias levantadas na literatura e as estratégias utilizada por empresa pernambucana em suas atividades internacionais. As contribuições gerais desse estudo estendem-se ao ambiente gerencial e demais instituições, uma vez que podem auxiliar as pequenas e médias empresas de países emergentes na tomada de decisão e proporcionarão um maior entendimento às entidades na elaboração e execução de programas de incentivo à internacionalização.
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DACELINDA DANIELA SOBRINHA
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ANÁLISE DA EXPORTAÇÃO DA FRUTICULTURA DE MELÃO NO RIO GRANDE DO NORTE, COM BASE NA UTILIZAÇÃO DO REGIME ADUANEIRO DE DRAWBACK
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Orientador : LEONARDO FERRAZ XAVIER
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MEMBROS DA BANCA :
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WENYKA PRESTON LEITE BATISTA DA COSTA
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ANDRE DE SOUZA MELO
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LEONARDO FERRAZ XAVIER
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Data: 21/07/2023
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A atual pesquisa tem como objetivo analisar a adoção e o nível de conhecimento sobre o regime aduaneiro de drawback entre exportadores de melão do Estado do Rio Grande do Norte. As principais fundamentações teóricas neste estudo são a Lei do Regime Aduaneiro de Drawback n° 37/1996, o Regulamento Aduaneiro (Decreto n° 6.759/2009 e Decreto 8.010/2013), que trata das tributações nas operações de comércio exterior, como também a Lei do Sistema Tributário Nacional n° 5.172/1996 e o Código Tributário Nacional (Lei n° 104/2001). A metodologia configura-se como descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é documental, com realização de estudo de campo, de abordagem qualitativa do problema, e tendo ainda como objeto da análise websites de órgãos públicos federais e estaduais, e entidades privadas. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram a adoção do drawback como redutor de gastos, e o nível de conhecimento dos exportadores pesquisados acerca do regime, demonstrando a relevância do planejamento tributário com base nas modalidades de drawback.
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The current research aims to analyze the adoption and the level of knowledge about the drawback customs regime among melon exporters in the State of Rio Grande do Norte. The main theoretical foundations in this study are the Drawback Customs Regime Law, No. 37/1996, the Customs Regulation Decree No. 6,759/2009 and Decree 8,010/2013, which deals with the taxation of foreign trade operations, as well as the National Tax System Law No. 5172/1996 and the National Tax Code Law No. 104/2001. The methodology is descriptive and, as for the technical procedures, the research is documentary, with a field study, a qualitative approach to the problem, and also having as object of analysis the websites of Federal, State, and private entities. The results of this research evidenced of the adoption of drawback as a cost reducer, and the level of knowledge of melon exporters from RN about the regime, with the relevance of tax planning based on the drawback modalities.
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JULIENY AMORIM FERREIRA DA SILVA
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Gestão da Diversidade e Desempenho: mapeamento sistemático e sua aplicação em empresas brasileiras de capital aberto
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Orientador : BRIGITTE RENATA BEZERRA DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA REGINA BEZERRA RIBEIRO
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BRIGITTE RENATA BEZERRA DE OLIVEIRA
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MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
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Data: 31/07/2023
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O objetivo desta dissertação é analisar as características da gestão da diversidade e do desempenho nas organizações. Para isso, este trabalho foi estruturado em dois artigos científicos. O primeiro, tem como objetivo analisar a relação entre a gestão da diversidade e o desempenho a partir de uma revisão sistemática da literatura (RSL). A metodologia utilizada foi o protocolo PRISMA, utilizando as palavras-chave diversity management e performance, nas bases de dados Scopus, Web of Science (WoS), Emerald e Sage, entre outubro e novembro de 2021, totalizando uma amostra final de 25 artigos para a análise. Os resultados revelaram a prevalência de estudos envolvendo a diversidade “geral”, as empresas privadas de capital aberto, os EUA, e as estratégias de RH predominando as estratégias de GD. Assim, face à necessidade em compreender as características da GD em empresas brasileiras, além de eventuais relações em seu desempenho, optou-se por aprofundar o estudo, tendo como objeto de análise as companhias de capital aberto. Esta foi a temática abordada no segundo artigo, sob a ótica da resource-based view (RBV). Deste modo, realizou-se uma pesquisa de levantamento descritiva, de abordagem quantitativa, na qual foram analisados relatórios anuais de ESG e o desempenho econômico-financeiro, de 178 companhias cotadas na bolsa de valores brasileira, a B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. Para a análise dos dados secundários, a análise de conteúdo (AC), estatística descritiva e análise de variância (ANOVA) foram empregadas. Os resultados destacaram a presença do setor de consumo cíclico, formado pelas empresas privadas, e do subsetor e segmento de energia elétrica, composto por organizações públicas, privadas e privatizadas; da diversidade de gênero; e da área de RH, responsável pela maioria das estratégias de GD, entre elas, treinamento e capacitação. Revelaram, por fim, a ausência de diferenças significativas entre as empresas para os indicadores financeiros, com exceção do ativo total. Conclui-se que não há diferença significante entre as estratégias de gestão da diversidade adotadas total e parcialmente pelas empresas, e o seu desempenho econômico-financeiro, conforme apontam os dados neste estudo.
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DIEGO HARLEN RAMOS DE MELO
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GOVERNANÇA E DISCLOSURE VOLUNTÁRIO NO TERCEIRO SETOR: AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA (SERTA) EM GLÓRIA DO GOITÁ/PE
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Orientador : LEONARDO FERRAZ XAVIER
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MEMBROS DA BANCA :
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NOEMIA CARNEIRO DE ARAUJO RESENDE
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LEONARDO FERRAZ XAVIER
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TALES WANDERLEY VITAL
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VALÉRIA LOUISE DE ARAÚJO MARANHÃO SATURNINO SILVA
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Data: 03/08/2023
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A Governança fornece direção, monitoramento e incentivo, além de dar mais transparência às organizações, no alcance dos objetivos organizacionais de forma sustentável. Este estudo analisou as práticas de Governança adotadas pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) denominada Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), com base nos princípios e pilares recomendados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), conforme orientações do Guia das Melhores Práticas para Organizações do Terceiro Setor: Associações e Fundações. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, empregou principalmente abordagem quantitativa, combinando pesquisa bibliográfica, levantamento de dados primários por meio de um questionário e aplicação de uma pesquisa por amostragem. O questionário foi respondido por 20 membros e colaboradores da unidade matriz da OSCIP, localizada em Glória do Goitá - PE. Com base na análise dos dados, constatou-se que a OSCIP de Glória do Goitá - PE adota as práticas de Governança recomendadas pelo IBGC (2016), seguindo os Princípios de Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade corporativa, assim como os Pilares relacionados à Missão, denominação da marca e respeito às leis; Formas de constituição e órgãos superiores; Órgão colegiado superior: Conselho de Administração ou Conselho Curador; Gestão organizacional ou Diretoria Executiva; Auditoria independente; Conselho Fiscal; Conduta e conflito de interesse; além da Divulgação das informações. A análise revelou uma média de aderência das práticas de 88,4% e uma mediana igual a cinco, pontuação máxima. Assim, por meio do uso da estatística descritiva, este estudo demonstra que o SERTA, na qualificação de OSCIP em Glória do Goitá - PE, está em consonância com as práticas de Governança recomendadas, segundo os princípios e pilares estabelecidos pelo IBGC, mostrando um compromisso sólido com a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa no âmbito do terceiro setor.
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Governance provides direction, monitoring and encouragement, as well as giving organizations more transparency in achieving organizational objectives in a sustainable way. This study analyzed the Governance practices adopted by the Civil Society Organization of Public Interest (OSCIP) called Alternative Technology Service (SERTA), based on the principles and pillars recommended by the Brazilian Institute of Corporate Governance (IBGC), according to the guidelines of the Guia das Best Practices for Third Sector Organizations: Associations and Foundations. The research, of an exploratory and descriptive nature, employed mainly a quantitative approach, combining bibliographical research, primary data collection through a questionnaire and application of a sample research. The questionnaire was answered by 20 members and collaborators of the main unit of OSCIP, located in Glória do Goitá - PE. Based on the data analysis, it was found that the OSCIP of Glória do Goitá - PE adopts the Governance practices recommended by the IBGC (2016), following the Principles of Transparency, Equity, Accountability and Corporate Responsibility, as well as the Pillars related to the Mission, brand name and compliance with the law; Forms of constitution and superior organs; Higher collegiate body: Board of Directors or Board of Trustees; Organizational management or Executive Board; Independent audit; Fiscal Council; Conduct and conflict of interest; in addition to Disclosure of Information. The analysis revealed an average adherence to practices of 88.4% and a median equal to five, the maximum score. Thus, through the use of descriptive statistics, this study demonstrates that SERTA, in the qualification of OSCIP in Glória do Goitá - PE, is in line with the recommended Governance practices, according to the principles and pillars established by the IBGC, showing a commitment solid with transparency, accountability and corporate responsibility within the third sector.
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LEANDRO DE SOUSA FLORIANO
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O EFEITO DA TAXA DE CÂMBIO NO PREÇO DOMÉSTICO DO AÇÚCAR E DO ETANOL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2010 A 2022.
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Orientador : ANDRE DE SOUZA MELO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE DE SOUZA MELO
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IGOR EZIO MACIEL SILVA
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LEONARDO FERRAZ XAVIER
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Data: 10/08/2023
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Este trabalho teve como objetivo principal analisar o efeito do choque da taxa de câmbio no preço doméstico do açúcar e do etanol entre o período de 2010 a 2022. O Etanol e o Açúcar são duas das principais commodities brasileiras, no qual contribui fortemente para a economia do país, essa última é considerada uma grande representante no mercado internacional. A metodologia utilizada foi realizada através do modelo econométrico de Vetores Autorregressivos (VAR) com o objetivo de identificar o comportamento do preço do açúcar e do etanol quando ocorre um choque na taxa de câmbio. Além disso, foi possível analisar por meio do VAR, o teste de estacionariedade, utilizando o teste Dickey fuller Aumentado e o teste KPSS, assim como, foi realizado o teste de função impulso-resposta e a decomposição da variância do erro de previsão. Os resultados mostraram o comportamento das variáveis estudadas e seus impactos diante das variações cambiais, no curto e longo prazo, evidenciando que o etanol foi a variável mais impactada frente às oscilações cambiais e o açúcar se manteve bem representado tanto no mercado doméstico, quanto no mercado internacional, mesmo diante dos impactos mundiais, como a COVID-19 que teve início em 2020.
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The main objective of this research is to analyze the effect of the exchange rate shock on the price of sugar and ethanol between the period from 2010 to 2021. Ethanol and Sugar are two of the main Brazilian commodities, in which they strongly contribute to the economy of Brazil. country, especially the representativeness of sugar in the foreign market, therefore, it becomes relevant to study this topic. The methodology used will be through the econometric model of Autoregressive Vectors (VAR) in order to identify the behavior of the price of sugar and ethanol when there is a shock in the exchange rate. In addition, it will be possible to analyze through the VAR, the Granger causality test, the impulse-response function and the decomposition of the variance of the forecast error. The data are monthly, which occurs from January 2010 to December 2021. The gretl software will be used to estimate the data. As a result, it is expected to show the behavior of the variables studied and their impacts in the face of exchange rate variations, in the short and long term.
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LORRANE MARINHO DA SILVA
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O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS ( PAA), RENDA AGRÍCOLA E DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO NO INTERIOR DO NORDESTE DO BRASIL
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Orientador : GISLEIA BENINI DUARTE
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE DE SOUZA MELO
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GISLEIA BENINI DUARTE
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JANAINA DA SILVA ALVES
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Data: 31/08/2023
Ata de defesa assinada:
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O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) sobre a renda agrícola do agricultor familiar rural no município de Afogados da Ingazeira-PE. A metodologia a ser utilizada com o propósito de responder ao objetivo da pesquisa, fará utilização de uma abordagem quantitativa. O estudo será realizado através de uma pesquisa de levantamento, onde será feita a coleta de dados primários com o auxílio de um questionário semiestruturado. Além disso, esta pesquisa fará uso da técnica do Propensity Score Matching (pareamento por meio de escore de propensão) e após a codificação e tratamento dos dados, a análise será realizada através de um software estatístico.
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The present study aims to analyze the impact of the Food Acquisition Program (PAA) on the agricultural income of rural family farmers in the municipality of Afogados da Ingazeira-PE. The methodology to be used in order to respond to the research objective will make use of a quantitative approach. The study will be carried outthrough a survey, where primary data will be collected with the help of a semi-structured questionnaire. In addition, this research will make use of the Propensity Score Matching technique (pairing through propensity score) and after coding and data processing, the analysis will be performed using statistical software.
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HUMBERTO BATISTA XAVIER
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TRABALHO REMOTO EM CONTEXTO DE CRISES E SEUS EFEITOS NAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
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Orientador : SUZANA CANDIDO DE BARROS SAMPAIO
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MEMBROS DA BANCA :
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MYRNA SUELY SILVA LORÊTO
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MARCELO LUIZ MONTEIRO MARINHO
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SUZANA CANDIDO DE BARROS SAMPAIO
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Data: 05/09/2023
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A pandemia do COVID-19 trouxe desafios significativos para as organizações em todo o mundo, levando a interrupções nos ambientes de trabalho. Notavelmente, os profissionais da educação experimentaram uma mudança repentina para o ensino online, exigindo que se adaptassem rapidamente ao novo cenário digital. Essa mudança levantou preocupações sobre os problemas de saúde dos funcionários e o papel do suporte organizacional, pois podem ter um efeito profundo no bem-estar e nas atitudes de trabalho dos funcionários. Neste estudo, examinamos os impactos das queixas de saúde e do suporte organizacional na satisfação no trabalho, no engajamento e na intenção de rotatividade dos funcionários da educação durante a pandemia. Uma amostra de 288 profissionais de educação em trabalho remoto no Brasil foi analisada usando modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Descobrimos que as queixas de saúde e o suporte organizacional têm efeitos distintos nos comportamentos e atitudes dos funcionários. Os resultados enfatizam a importância de fornecer suporte e recursos adequados aos profissionais da educação que trabalham remotamente para cultivar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Essas descobertas contribuem com informações valiosas que podem ajudar as organizações a enfrentar os desafios impostos pela pandemia e manter práticas de trabalho flexíveis bem-sucedidas no futuro. Argumentamos que é crucial que os tomadores de decisão reconheçam a importância do suporte organizacional na promoção da satisfação dos funcionários e na redução das intenções de rotatividade, contribuindo assim, na elaboração ou na manutenção de ambientes laborais saudáveis dos profissionais da educação na era pós-pandemia.
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The COVID-19 pandemic brought significant challenges to organizations worldwide, leading to disruptions in work environments. Notably, education professionals experienced a sudden shift to online teaching, requiring rapid adaptation to the new digital landscape. This shift raised concerns about employee health issues and the role of organizational support, as they can profoundly impact well-being and work attitudes. In this study, we examined the impacts of health complaints and organizational support on job satisfaction, engagement, and turnover intention among education employees during the pandemic. A sample of 288 remote-working education professionals in
Brazil was analyzed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS- SEM). We found that health complaints and organizational support have distinct effects
on employee behaviors and attitudes. The results underscore the importance of providing adequate support and resources to education professionals working remotely to foster a healthier and more productive work environment. These findings contribute valuable insights that can assist organizations in addressing the challenges posed by the pandemic and maintaining successful flexible work practices in the future. We argue that it is crucial for decision-makers to recognize the significance of organizational support in promoting employee satisfaction and reducing turnover intentions, thus contributing to the creation or maintenance of healthy work environments for education professionals in the post-pandemic era.
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CAIO FELIPE DE BARROS SANTANA
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A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO CENTRO DE ABASTECIMENTO E LOGÍSTICA DE PERNAMBUCO SOB A ÓTICA DO MODELO INSTITUCIONAL E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
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Orientador : LEONARDO FERRAZ XAVIER
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MEMBROS DA BANCA :
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LEONARDO FERRAZ XAVIER
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FELIPE LUIZ LIMA DE PAULO
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TIAGO FARIAS SOBEL
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Data: 27/10/2023
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Padrões insustentáveis de produção, comercialização e consumo têm acarretado um elevando quantitativo de resíduos gerados pelas organizações, em toda a sociedade. Os resíduos sólidos se tornaram um grande desafio ao desenvolvimento sustentável, em especial para os governos, e um dos potenciais geradores desses materiais são as centrais de abastecimento e logística de alimentos nos diversos estados. Nesse contexto, e considerando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o CEASA/PE traz números significativos na geração de resíduos sólidos, em especial os resíduos orgânicos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a gestão de resíduos sólidos no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco-CEASA/PE, a partir do modelo institucional de Thomas Dye, com vistas para o desenvolvimento sustentável. Seguindo uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa do tipo descritiva e documental, com levantamento e processamento de informações primárias coletadas junto à instituição, o estudo apontou que o CEASA/PE implementou institucionalmente, diversos programas e ações de gerenciamento de resíduos sólidos ao longo dos anos, em especial, tocante à compostagem da matéria orgânica. O principal programa é o Adubo Sustentável, que produz um composto orgânico a partir dos resíduos gerados no entreposto e doado a produtores rurais. Outro programa, o Sopa Amiga, também contribui ambiental e socialmente ao reaproveitar legumes aptos para o consumo, transformando em sopa para instituições de caridade.
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Mostrar Abstract
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Unsustainable patterns of production, commercialization and consumption have led to an increase in the amount of waste generated by organizations throughout society. Solid waste has become a major challenge to sustainable development, especially for governments, and one of the potential generators of these materials are food supply and logistics centers in different states. In this context, and considering the National Solid Waste Policy (PNRS), CEASA/PE brings significant numbers in the generation of solid waste, especially organic waste. Therefore, the objective of this work was to analyze solid waste management in the Supply and Logistics Center of Pernambuco-CEASA/PE, based on Thomas Dye's institutional model, with a view to sustainable development. Following a qualitative approach, being a descriptive and documentary research, with survey and processing of primary information collected from the institution, the study showed that CEASA/PE has institutionally implemented several solid waste management programs and actions over the years , in particular, regarding the composting of organic matter. The main program is Sustainable Fertilizer, which produces an organic compound from waste generated at the warehouse and donated to rural producers. Another program, Sopa Amiga, also contributes environmentally and socially by reusing vegetables suitable for consumption, transforming them into soup for charities.
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BRUNO LOPES SILVA
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COMPETITIVIDADE NO SETOR TÊXTIL: AS LAVANDERIAS INDUSTRIAIS DE BENEFICIAMENTO DE JEANS DE TORITAMA/PE
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Orientador : MARCOS FELIPE FALCAO SOBRAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA REGINA BEZERRA RIBEIRO
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ANDRE DE SOUZA MELO
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MARCOS FELIPE FALCAO SOBRAL
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MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA
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Data: 10/11/2023
Ata de defesa assinada:
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Introdução: Este trabalho tem como objetivo analisar o estágio da competitividade em lavanderia de beneficiamento de jeans no município de Toritama. O município é um importante integrante do Cluster de confecções do estado de Pernambuco. O Polo de Confecções do Agreste é responsável por gerar riqueza e alocar parte importante da força de trabalho do estado. Toritama, que se dedica a produzir e beneficiar peças em jeans, emprega mais de 15 mil pessoas diretamente nestas atividades. As lavanderias de beneficiamento de jeans são responsáveis por agregar valor à produção, mas mantém como característica o déficit de inovação, típica de ambiente de capitalismo tardio, e dificuldade de competir. Materiais e métodos: Este estudo utilizará abordagem majoritariamente quantitativa. O constructo competitividade será compreendido a partir dos indicadores observados em revisão sistemática de literatura que, por sua vez, irão compor o questionário aplicado em um levantamento (Survey) com os gestores das lavanderias. Resultados: A partir da leitura completa dos artigos da revisão, é possível compreender quais os indicadores para o constructo competitividade. Compreende-se, portanto, as características do ambiente de competição e o estágio da competitvidade. Impactos: Os resultados desta pesquisa sejam uma fonte importante de dados que visem fomentar discussões e
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Mostrar Abstract
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Introduction: This work aims to analyze competitive efficiency in jeans processing laundries in Toritama. The municipality is a critical member of the clothing cluster in the state of Pernambuco. The Agreste Clothing Hub is responsible for generating wealth and allocating an essential part of the state’s workforce. Toritama, dedicated to producing and processing jeans, employs over 15,000 people directly in these activities. Jean’s beneficiation laundries are responsible for adding value to production but keep as a characteristic the lack of innovation typical of late capitalism and difficulty competing. Materials and methods: This study will use a primarily quantitative approach. The competitiveness construct will be understood from the indicators observed in a systematic literature review which, in turn, will compose the questionnaire applied in a survey (Survey) with the managers of the laundries. Expected results: From the complete reading of the review articles, it will be possible to understand the indicators for the competitiveness construct. It is expected to understand the characteristics of the competition environment and the degree of competitive efficiency. Expected impacts: It is expected that the results of this research will be an essential source of data that aims to foster discussions and formulation of public policies that develop competitiveness in the Cluster.
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DIANE DA COSTA QUEIROZ
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UM ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DA LIDERANÇA SERVIDORA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUICAO CRISTÃ PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR
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Orientador : RODOLFO ARAUJO DE MORAES FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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JORGE DA SILVA CORREIA NETO
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RODOLFO ARAUJO DE MORAES FILHO
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JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE
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Data: 14/11/2023
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A teoria da liderança servidora, apoiada nos valores intrínsecos da dignidade humana, propõe um modelo de líder servo, aquele cuja prioridade é servir, que busca colocar o bem- estar dos seus liderados em primeiro lugar. Neste sentido, está Dissertação é uma pesquisa exploratório-descritiva, de corte transversal e abordagem quantitativa, sobre os atributos da Liderança Servidora na Percepção de Estudantes de uma Instituição Cristã Privada de Ensino Superior do interior da Bahia. O embasamento teórico da pesquisa buscou descrever os conceitos que envolvem a teoria da Liderança, a sua evolução histórica perpassando pelas abordagens clássicas e contemporâneas, resultando nos argumentos que registram a liderança servidora na literatura. Assim, o estudo teve como objetivo “identificar a percepção dos estudantes dos cursos de Administração e Teologia de uma Instituição Cristã Privada de Ensino Superior quanto aos atributos/características da Liderança Servidora”. Como instrumento de coleta de dados, foi adotado o modelo desenvolvido e validado por Van Dierendonck e Nuijten (2011), que mensura a liderança servidora em oito dimensões caracterizadas como comportamentos essenciais do líder servidor: empowerment; apoio/suporte; responsabilidade; perdão; coragem; autenticidade; humildade; e mordomia, traduzido para o português, adaptado conforme as necessidades do estudo composto por escalas do tipo Likert. A amostra foi composta por 255 alunos dos cursos de Administração e Teologia da unidade estudada, devidamente matriculados, que responderam o questionário no formato impresso e de forma presencial. Os dados foram analisados por meio de procedimentos ligados a estatísticas descritiva, tomando-se a média por medida de tendência central e o desvio-padrão por medida de dispersão, além da frequência percentagem representada em gráficos. Assim, mediante os resultados da análise comparativa entre os dois cursos, percebe-se que para cada grupo pesquisado algumas dimensões parecem serem mais importantes que outras, em comum temos que as dimensões mordomia, humildade e empowerment ocuparam respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar na posição das dimensões, a coragem ocupa a sétima posição e o perdão a última posição, tanto na percepção por curso quanto por gênero. Enquanto que as dimensões apoio, responsabilidade e autenticidade ocuparam posições diferentes na opinião dos respondentes.
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The theory of servant leadership, supported by the intrinsic values of human dignity, proposes a model of servant leader, one whose priority is to serve, who seeks to put the well-being of his followers first. In this sense, this Dissertation is an exploratory- descriptive research, with a cross-section and a quantitative approach, on the attributes of Servant Leadership in the Perception of Students at a Private Christian Institution of Higher Education in the interior of Bahia. The theoretical basis of the research sought to describe the concepts that involve the theory of Leadership, its historical evolution going through classical and contemporary approaches, resulting in the arguments that record servant leadership in the literature. Thus, the study aimed to “identify the perception of students in Administration and Theology courses at a Private Christian Higher Education Institution regarding the attributes/characteristics of Servant Leadership”. As a data collection instrument, the model developed and validated by Van Dierendonck and Nuijten (2011) was adopted, which measures servant leadership in eight dimensions characterized as essential behaviors of the servant leader: empowerment; support/support; responsibility; forgiveness; courage; authenticity; humility; and stewardship, translated into Portuguese, adapted according to the needs of the study composed of Likert-type scales. The sample consisted of 255 students from the Administration and Theology courses of the studied unit, duly enrolled, who answered the questionnaire in printed format and in person. The data were analyzed using procedures linked to descriptive statistics, taking the mean as a measure of central tendency and the standard deviation as a measure of dispersion, in addition to the percentage frequency represented in graphs. Thus, based on the results of the comparative analysis between the two courses, it is clear that for each group researched, some dimensions seem to be more important than others, in common we have that the dimensions of stewardship, humility and empowerment occupied first, second and third place respectively. in the position of the dimensions, courage occupies the seventh position and forgiveness the last position, both in the perception by course and by gender. While the dimensions of support, responsibility and authenticity occupied different positions in the respondents' opinion.
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IASMIM TAÍSLE GOMES VANDERLEI DE ALMEIDA
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GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS PORTOS ORGANIZADOS BRASILEIROS
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Orientador : ANA REGINA BEZERRA RIBEIRO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA REGINA BEZERRA RIBEIRO
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JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE
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MARCIO SAMPAIO PIMENTEL
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Data: 27/11/2023
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Apesar de indispensáveis para a economia global, os Portos geram uma série de impactos socioambientais. Dentre as consequências, o resíduo sólido é um grande obstáculo à eficiência da gestão ambiental portuária, devido a sua complexidade, geração e o seu descarte. Assim, visando reduzir os danos ecológicos promovidos por esses materiais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos outorgou a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) pelos Portos Brasileiros. Posto isso, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar e aperfeiçoar os PGRS dos Portos Organizados Brasileiros. Para tanto, foram levantados os seguintes objetivos específicos: a) identificar os principais tópicos e conteúdos dispostos nos PGRS dos Portos Organizados Brasileiros; b) analisar a qualidade das informações disponibilizadas pelos PGRS dos Portos Organizados Brasileiros; c) desenvolver um framework com aperfeiçoamentos na Gestão de Resíduos Sólidos. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas as análises de conteúdo, comparativa e do nível de qualidade das informações de 24 PGRS. Os resultados alcançados evidenciam que apesar dos PGRS serem instituídos como um importante componente da licença ambiental dos portos, obstáculos à eficiência do gerenciamento desses resíduos foram encontrados, como: a) a ausência de padronização dos documentos; b) a indisponibilização de informações necessárias e obrigatórias por lei, como a periodicidade dos documentos e a quantificação dos resíduos sólidos; c) a baixa qualidade das informações apresentadas. Por fim, recomenda-se estudos que utilizem a metodologia de pesquisas em campo para investigar se as ações descritas nos PGRS de cada Porto estão, de fato, sendo executadas.
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Despite being indispensable for the global economy, Ports generate a series of socio-environmental impacts. Among the consequences, solid waste is a major obstacle to the efficiency of port environmental management, due to its complexity, generation and disposal. Thus, aiming to reduce the ecological damage caused by these materials, the National Solid Waste Policy authorized the preparation of the Solid Waste Management Plan (PGRS) by Brazilian Ports. That said, the objective of this research is to diagnose and improve the PGRS of Brazilian Organized Ports. To this end, the following specific objectives were raised: a) identify the main topics and contents set out in the PGRS of Brazilian Organized Ports; b) analyze the quality of information made available by the PGRS of Brazilian Organized Ports; c) develop a framework with improvements in Solid Waste Management. To achieve the proposed objective, content, comparative and quality level analyzes of the information from 24 PGRS were carried out. The results achieved show that despite the PGRS being established as an important component of the ports' environmental license, obstacles to the efficiency of managing this waste were found, such as: a) the lack of standardization of documents; b) the unavailability of necessary and legally mandatory information, such as the periodicity of documents and the quantification of solid waste; c) the low quality of the information presented. Finally, studies are recommended that use field research methodology to investigate whether the actions described in the PGRS of each Port are being carried out.
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ÁLVARO MATEUS BATISTA DA SILVA
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AS CAPACIDADES DINÂMICAS E SUAS FORMAS DE IMPULSIONAR O AMADURECIMENTO DIGITAL DAS ORGANIZAÇÕES
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Orientador : TELMA LUCIA DE ANDRADE LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALESSANDRA CARLA CEOLIN
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JORGE DA SILVA CORREIA NETO
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TELMA LUCIA DE ANDRADE LIMA
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Data: 29/11/2023
Ata de defesa assinada:
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Atualmente, vivencia-se uma evolução e aprimoramento das tecnologias digitais, com capacidades computacionais ampliadas e projetos de indústrias do futuro que estão gerando e ainda gerarão profundos e notáveis impactos na sociedade. Neste contexto e, considerando que as Capacidades Dinâmicas podem ser benéficas para a obtenção de Maturidade Digital, insere-se a presente dissertação que teve por objetivo analisar como as capacidades dinâmicas podem apoiar o processo evolutivo de amadurecimento digital nas organizações. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo foram desenvolvidas duas revisões na literatura, uma sistemática e outra narrativa com vistas a identificar estágios e características de Modelos de Maturidade Digital e Capacidades Dinâmicas relacionadas com a obtenção de Maturidade Digital, respectivamente. Foram identificadas 16 características que se distribuem de forma não padronizada entre sete estágios de maturidade digital, revelando-se em forma de desafios, estratégias funcionais e/ou conquistas do avanço da digitalização. Por sua vez, sete capacidades dinâmicas foram apontadas como impulsionadoras da maturidade digital. Ao final, uma análise associativa entre as capacidades dinâmicas e as manifestações das características dos estágios de maturidade digital foi efetuada. Inúmeras interações entre elas foram identificadas, evidenciando que uma única capacidade ao ser desenvolvida pode vir a contribuir com diferentes características dos estágios de maturidade digital, excetuando-se a capacidade dinâmica Relacional que foi associada a uma única característica. Destaca-se que a não uniformidade das características ao longo dos diferentes estágios nos Modelos de Maturidade Digital dificulta a identificação do estágio beneficiado, contudo é possível identificar quais características poderão ser, para que, ao final, seja possível evolução no processo de transformação digital como um todo. Aponta-se como limitação de pesquisa o baixo número de trabalhos identificados que foram utilizados para a análise associativa, por outro lado, esse baixo número apresenta-se como oportunidade de pesquisas conjuntas, e também elaboração de um Modelo de Maturidade Digital que apresente, além dos seus estágios e características, quais as capacidades dinâmicas podem contribuir para evolução nos estágios elencados.
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Dynamic Capabilities, in general, seeks to create and sustain competitive advantage in complex and dynamic environments. One of the factors that strongly influence the level of dynamism of the external environment of organizations is the accelerated and intense technological innovation. In the context of industry 4.0, a great evolution of digital technologies and their applicability can be seen, and the mastery of these technologies and the consequences of adopting these technologies has been a great challenge for many organizations, and this is one of the factors that led many researchers, both academic and corporate, to create Digital Maturity Models that would help organizations diagnose where they are and where they should go on the journey of digitalization and digital maturity. There are several works that investigate Dynamic Capabilities as a beneficial factor for Digital Transformation and Digital Maturity, given its nature of reconfiguration of resources for training new skills in the face of dynamism and environmental complexity, however, little is explored regarding the stages of digital maturity, the dynamic capabilities that best deal with the challenges of these stages, and how dynamic capabilities overcome these challenges, this gap needs to be filled. In a practical context, this information provides guidance in various areas for managers who need to evolve in terms of digital maturity and create/maintain competitive advantages. In this sense, this research project aims to identify the stages of Digital Maturity that an organization can go through, its challenges, characteristics and dimensions, as well as to indicate the most appropriate dynamic capabilities to overcome the challenges of each stage of digital maturity, analyzing how it bring this contribution.
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K'MILA PRICILLA PEREIRA
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Desvendando os Determinantes do Bem-Estar Docente no Ensino Superior
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Orientador : MARCELO LUIZ MONTEIRO MARINHO
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ SÉRGIO PLÁCIDO DA SILVA
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MARCELO LUIZ MONTEIRO MARINHO
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SUZANA CANDIDO DE BARROS SAMPAIO
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Data: 30/11/2023
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O bem-estar dos docentes no ensino superior é crucial para o sucesso das instituições e o desenvolvimento dos estudantes. Dada a complexidade dessa questão e a variação nas prioridades individuais, é essencial adotar uma abordagem abrangente para promover o bem-estar, adaptando políticas às necessidades dos docentes. O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que contribuem para o bem-estar dos docentes no ensino superior. Para tanto, utilizou-se a Escala de Bem-Estar Docente (EBED) adaptada a partir do modelo de análise de Rebolo (2005, 2012a, 2012b, 2014). Foram identificadas 37 variáveis distribuídas em quatro dimensões (laboral, infraestrutural, socioeconômica e relacional). Os principais fatores que contribuem para o bem-estar dos docentes foram identificados em cada dimensão: limpeza e conforto (infraestrutural), identificação com as atividades (atividade laboral), jornada de trabalho (atividade socioeconômica) e liberdade de expressão (relacional). Este estudo destaca a importância de promover um ambiente de trabalho confortável e inclusivo, oferecer apoio administrativo, técnico e pedagógico, e envolver os docentes na tomada de decisões. Esses elementos são fundamentais para o bem-estar dos docentes no ensino superior, o que, por sua vez, beneficia a qualidade do ensino e o sucesso dos estudantes. Além disso, a pesquisa fornece subsídios para gestores na formulação e implementação de políticas de gestão de pessoas. Recomenda-se a continuação da investigação, incluindo comparações entre docentes de instituições públicas e privadas, e a expansão da amostra para um entendimento mais abrangente do suporte organizacional percebido pelos docentes.
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The well-being of higher education faculty is crucial for institutions' success and students' development. Given the complexity of this issue and the variation in individual priorities, it is essential to adopt a comprehensive approach to promote well-being, adapting policies to faculty needs. This research aimed to identify the factors contributing to the well-being of faculty in higher education. To do so, the Teacher Well-Being Scale (EBED) was used, adapted from Rebolo's analytical model (2005, 2012a, 2012b, 2014). Thirty-seven variables were identified and distributed across four dimensions (work-related, infrastructural, socioeconomic, and relational). The key factors contributing to faculty well-being were identified within each dimension: cleanliness and comfort (infrastructural), identification with activities (work-related), working hours (socioeconomic), and freedom of expression (relational). This study emphasizes the importance of promoting a comfortable and inclusive work environment, providing administrative, technical, and pedagogical support, and involving faculty in decision-making. These elements are fundamental to the well-being of faculty in higher education, which, in turn, benefits the quality of teaching and student success. Additionally, the research provides insights for managers in formulating and implementing human resource management policies. It is recommended to continue the investigation, including comparisons between faculty in public and private institutions and expanding the sample for a more comprehensive understanding of the organizational support perceived by faculty.
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