Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS VINÍCIUS SILVEIRA DA CUNHA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS VINÍCIUS SILVEIRA DA CUNHA MELO
DATA : 18/01/2024
LOCAL: meet.google.com/kta-bwep-bim
TÍTULO:

SAGUIS COMUNS POSSUEM COMUNICAÇÃO GESTUAL INTENCIONAL? UMA AVALIAÇÃO DA COGNIÇÃO COMUNICATIVA de um PRIMATA NEOTROPICAL

PALAVRAS-CHAVES:

GESTOS; INTENCIONALIDADE; COMUNICAÇÃO; Callithrixjacchus; COGNIÇÃO; LINGUAGEM.

RESUMO:

Pesquisas comparativas entre os sistemas comunicativos de humanos e de primatas não-humanos tem buscado identificar a presença de habilidades cognitivas importantes na estrutura da linguagem humana em primatas não-humanos, como intencionalidade, turn-taking e atenção conjunta. Algumas dessas já foram relatadas em diferentes grupos de animais, como mamíferos e aves. Nesse trabalho, abordaremos a intencionalidade: A capacidade de produzir de forma voluntária e socialmente dirigida um sinal (seja vocal, visual, tátil), buscando alterar o comportamento de outro indivíduo para um contexto comportamental específico. Essa sinalização voluntária e dirigida a um contexto específico é o que diferencia a comunicação intencional e propositalmente comunicativa, de sinais comunicativos apenas espontâneos dos animais, em resposta a algum estímulo ambiental, que apesar de serem informativos não foram produzidos para tal propósito. Para se comunicar intencionalmente da forma mais eficaz, os animais realizam comportamentos que podem ser utilizados como proxies para avaliar a intencionalidade, como verificação de audiência, espera de resposta e persistência. Identificar essa habilidade em um sistema comunicativo animal pode contribuir com rastreio de marcos de mudança da linguagem em primatas, assim como a compreensão das bases cognitivas e sociais da linguagem humana. Além das suas reconhecidas habilidades vocais os saguis comuns são uma espécie de cooperação acentuada, e que coordenam suas atividades diárias, como carregar os bebês, alimentação, vigilância e defesa de território. Desta forma, buscamos avaliar se os saguis comuns, uma espécie de primata neotropical, utiliza de intencionalidade em sua comunicação gestual.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - TAINARA VENTURINI SOBROZA - UFAM
Externo à Instituição - LEONARDO DA SILVA CHAVES - UNICAP
Interna - PAULA BRAGA GOMES DE PEREZ
Notícia cadastrada em: 15/01/2024 16:20
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2024 - UFRN - producao-jboss03.producao-jboss03