Transtorno do Espectro Autista em ratos adultos expostos ao ácido valpróico durante o período gestacional: avaliação do comportamento auditivo e avaliação do sistema nervoso central após tratamento com óleo essencial de Copaíba e óleo essencial Breu Branco.
Autismo. Óleo Essencial de Copaíba. Óleo Essencial breu branco. Hipocampo. Cerebelo.
O Transtorno do Espectro Autista é considerado como um dos mais graves distúrbios neuropsiquiátricos infantis, apresentando uma alta prevalência em indivíduos do sexo masculino. Apresenta como característica comprometimento das habilidades de interação social recíproca e comunicação, ausência de interesse, presença de estereotipias de comportamento, comprometimento verbal e não verbal, déficits cognitivos e atrasos na linguagem. Apesar de estar bastante associada a alterações comportamentais, o autismo pode apresentar comorbidades associadas. O tratamento baseia-se em uma equipe multidisciplinar e, em alguns casos, o uso de medicamentos para o controle de sintomas específicos. Vale ressaltar que vêm surgindo propostas de tratamento, sendo uma delas bastante aceita, mas que ainda é de difícil acesso e alto custo que é o canabidiol. A dificuldade de acesso para consumo e até mesmo para estudos que possam verificar os efeitos terapêuticos e colaterais dos fitocanabinoides, tem despertado a curiosidade por outros princípios ativos que possam responder de forma semelhante, dentre eles temos os óleos essenciais de Copaíba e Breu branco. Este
estudo propôs avaliar os efeitos vasculares e cardíacos do tratamento com óleo essencial de copaíba e breu branco em ratos adultos Wistar expostos ao Ácido Valpróico durante a gestação. Para tanto, foram utilizados o óleo essencial de copaíba e o óleo essencial breu branco, produtos comerciais do TERRA®, administrados via gavagem, por 30 dias consecutivos. Para a indução do autismo, as ratas prenhes receberam 600 mg/kg de ácido valpróico diluído em solução salina por via intraperitoneal no 13º dia do período pré-natal conforme modelo experimental descrito na literatura. Foram realizadas as seguintes análises: dados biométricos, estresse oxidativo, bioquímica sérica, análise histopatológica, morfologia e morfometria, colágeno total e cariometria. Foi verificada redução de superóxido dismutase, catalase e creatina quinase e aumento na atividade antioxidante total e malondialdeído. Foi verificada presença de miocardite, vacuolização e necrose de cardiomiócitos. Não houve alteração significativa de área e diâmetro, porém teve aumento da densidade de volume e comprimento dos cardiomiócitos e diminuição da densidade de volume dos vasos sanguíneos e interstícios e da densidade de comprimento dos vasos sanguíneos. A exposição ao ácido valpróico durante o período intrauterino causou alteração na microestrutura cardíaca. No entanto, o uso dos óleos essenciais de copaíba, breu branco levaram a um quadro de estresse oxidativo e nitrosativo e, a associação dos dois óleos têm resultados promissores na reversão desse quadro.