Banca de DEFESA: ELICARLA BARBOSA MOITINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELICARLA BARBOSA MOITINHO
DATA : 27/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/kys-krvv-ymz
TÍTULO:

Desempenho de material adsorvente alternativo no processo de retenção dos antibióticos Sulfametoxazol (SMX) e Sulfadiazina (SDZ)


PALAVRAS-CHAVES:

Poluição por fármacos, contaminação, adsorção.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Desde os avanços tecnológicos e consequente aumento da exploração dos recursos naturais, o meio natural vem sofrendo alterações adversas significativas. Diante dessa problemática, o despejo de efluentes, sem o devido tratamento, torna-se um dos problemas ambientais de maior urgência na atualidade. Dentre as diversas substâncias nocivas, encontra-se os fármacos, que mesmo em baixas concentrações, podem contaminar o ambiente aquático. Portanto, é necessário desenvolver tecnologias eficazes que impeçam a disposição de fármacos no meio ambiente, evitando sua contaminação, pois o lançamento de antibióticos pode levar o surgimento de superbactérias. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é investigar a capacidade de adsorção do cabelo humano para remoção de fármacos em solução com vistas a minimizar os impactos desses compostos sobre o meio ambiente. Os procedimentos sequenciais adotados para o preparado das amostras de cabelo humano pautaram-se em 6 etapas: separação, lavagem, secagem, moagem, peneiração e maceração. Para os ensaios de retenção foram realizados os estudos cinéticos e as isotermas de adsorção. O ensaio para o estudo da cinética de adsorção dos antibióticos Sulfametoxazol (SMX) e Sulfadiazina (SDZ) pelo cabelo humano foi realizado, para cada intervalo, em 3 frascos de vidros fechados contendo 0,100 g de amostra para 10 mL de solução dos fármacos com concentração 10-4 M, como também, foi utilizado 1 frasco contendo apenas a solução dos fármacos (o branco analítico). Para a obtenção de informações sobre a viabilidade econômica do adsorvente, a funcionabilidade em relação a remoção dos poluentes e sobre capacidade de sorção do SMZ e SDZ por cabelo humano, foi analisada a Isoterma de Adsorção no tempo de equilíbrio químico obtido nos ensaios cinéticos. No estudo da cinética, os resultados apresentaram um aumento da capacidade de adsorção ao longo do tempo. Concluiu-se que o cabelo humano pode ser considerado como bom candidato para ser adsorvente dos antibióticos SMX e SDZ.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EBENÉZER DE FRANÇA SANTOS
Externo à Instituição - EDEVALDO MIGUEL ALVES
Presidente - MARCUS METRI CORREA
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 09:24
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2026 - UFRN - producao-jboss06.producao-jboss06