Banca de DEFESA: RONALDO DA SILVA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONALDO DA SILVA CAVALCANTI
DATA : 22/08/2025
HORA: 15:30
LOCAL: Fundaj Apipucos
TÍTULO:

A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO DA COVID-19.

 

PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional; Recomposição das Aprendizagens; Ensino Fundamental; Pós-Pandemia.


PÁGINAS: 217
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 gerou impactos sem precedentes à educação, aprofundando desigualdades históricas e comprometendo significativamente o processo de aprendizagem de milhares de estudantes. Nesse contexto, a Rede Municipal de Ensino do Recife realizou a implantação do Plano de Recomposição das Aprendizagens com o objetivo de mitigar os impactos causados pelo longo período de ensino remoto, interrupções escolares e dificuldades de acesso às atividades pedagógicas. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implantação do Plano de Recomposição das Aprendizagens da Rede Municipal de Ensino do Recife no contexto pós-pandêmico da Covid-19, na perspectiva dos atores envolvidos. Para tanto, o estudo utilizou a abordagem qualitativa, realizando entrevistas com 18 pessoas, sendo 05 representantes da equipe da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica (SEGP) responsáveis pela elaboração do plano, 12 profissionais ocupantes da função gestora da escola (Gestor/a ou Vice-Gestor/a e Coordenador/a Pedagógico/a) de unidades educacionais de Anos Iniciais do Ensino Fundamental responsáveis pela implantação do plano e 01 (um/a) representante do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE). Além disso, também foi utilizada a análise documental. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para analisar as entrevistas. A implantação do Plano de Recomposição das Aprendizagens no Recife teve influência do contexto internacional e de uma consultoria privada da Lemann. Tendo em vista as lacunas deixadas pela pandemia, o Plano foi posto como uma “necessidade”, mesmo assim, enfrentou resistência das equipes gestoras e sindicato por ter sido “importado” e não construído localmente. Na percepção das entrevistas o Plano ajudou na aprendizagem. Por outro lado, trouxe mudanças na política educacional inserindo as avaliações padronizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - NORA BEATRIZ GLUZ
Interno - ***.231.475-** - CARLOS AUGUSTO SANT'ANNA GUIMARÃES - FJN
Presidente - ***.536.134-** - CIBELE MARIA LIMA RODRIGUES - FJN
Externa à Instituição - LUCIANA LEANDRO DA SILVA - UFCG
Notícia cadastrada em: 22/08/2025 14:10
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2026 - UFRN - producao-jboss08.producao-jboss08