Banca de DEFESA: ANA BELIZA DINIZ CORDEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BELIZA DINIZ CORDEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 30/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Defesa síncrona por meio do Google Meet
TÍTULO:

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO VERDE COMO COMPONENTES DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

TI Verde, Ensino Superior, Componente Pedagógico, Pedagogia HistóricoCrítica


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Recentemente assiste-se a um aumento do esforço consciente com finalidade de mitigar os impactos negativos ao meio ambiente causados pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Emerge então a Tecnologia da Informação Verde, também conhecida como TI Verde, que pode ser definida como um movimento global que alia a Tecnologia da Informação às práticas sustentáveis trazendo diversos benefícios às organizações e instituições, como redução de custos e conscientização ambiental por parte dos indivíduos. A TI Verde não se limita a ações pontuais. Possui visão de uma cultura sustentável e pressupõe processos educativos que desenvolvem cidadãos conscientes e socialmente comprometidos com o meio ambiente. Considerando o papel transformador da UFRPE na formação do aluno e a importância em se desenvolver a temática da sustentabilidade ambiental de forma transversal nos cursos de graduação, esta pesquisa tem como objetivo geral propor a adoção da TI Verde como componente pedagógico para os cursos de graduação na modalidade a distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Este estudo é caracterizado como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de nível exploratório-descritivo, e utilizou-se de pesquisa bibliográfica (Mapeamento Sistemático da Literatura), documental e estudo de caso. Após análise e discussão dos resultados obtidos no MSL, os dados apresentados demonstram escassez de estudos sobre o assunto que contrasta com a importância e urgência da temática ambiental. Além disso, percebeu-se que a temática ambiental/TI Verde ainda é incipiente nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do ensino superior. Quanto à pesquisa documental, concluímos que os Projetos Pedagógicos dos Cursos analisados ainda necessitam de um olhar mais atencioso no que diz respeito à inserção de conteúdos e práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade em seus currículos. Conclui-se que, a educação socioambiental deve ser abrangente, crítica e prática, preparando os futuros egressos para serem agentes de mudança em suas comunidades e em suas profissões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE
Interna - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
Externo ao Programa - 2426003 - RODOLFO ARAUJO DE MORAES FILHO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 27/07/2024 08:38
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