A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA MOTIVACIONAL E ENGAJADORA NO ENSINO SUPERIOR : UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ESTUDOS REALIZADOS NA UFRPE
Gamificação; Levantamento Bibliográfico; Motivação e Engajamento.
Na atualidade, um dos grandes desafios da educação é o de motivar e engajaros estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Com o avanço do mundo digital, o antigo modelo na construção do saber onde o professor era o detentor do conhecimento torna-se cada vez mais desinteressante. Este trabalho tem como objetivo principal investigar as pesquisas desenvolvidas sobre Gamificação no âmbito da UFRPE nos últimos cinco anos, e como objetivos específicos conhecer os conceitos de gamificação, entender os mecanismos para a realização de uma atividade gamificada e avaliar suas contribuições ao ensino superior. A metodologia adotada é de pesquisa bibliográfica apresentando os resultados de um Levantamento Bibliográficodae Literatura que identificou documentos científicos escritos em língua portuguesa e relacionados com o tema da Gamificação como ferramenta motivadora e engajadora no ensino superior. Para isso, defini termosstrings de busca, critérios de inclusão e exclusão e realizei um levantamento de documentos científicos nas bases de dados: Google Acadêmico, BDTD e Scielo Brasil. Os resultados mostram 11 documentos que surgiram nos últimos cinco anos (2018-2022), tratando do tema da gamificação como ferramenta motivacional e engajadora na educação superior no âmbito da UFRPE. Verifiquei que o número de documentos encontrados nos repositórios em estudo ainda é muito pequeno, o que evidencia que o tema é pouco desenvolvido na instituição a qual nos referimos em estudo. O tema é muito vasto e já apresenta resultados positivos na sua aplicabilidade tanto no mundo corporativo quanto na educação. No entanto, no âmbito da UFRPE, há uma carência de pesquisas sobre Gamificação, que são relevantes fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea, e que podempode trazer inúmeros benefícios para o ensino superior.