Banca de DEFESA: MANUELA PEREIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANUELA PEREIRA GOMES
DATA : 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

“A usabilidade do Blackboard sob a perspectiva dos professores executores na EAD"


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação, Usabilidade, Professor Executor, Blackboard, AVA’s


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A Educação a Distância (EAD) tem se tornado uma das principais modalidades de ensino nos últimos anos, proporcionando oportunidades de aprendizagem acessíveis e flexíveis para estudantes de diversas partes do mundo. Sabe-se que os softwares educacionais desempenham um papel fundamental no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Com isso, se faz necessária a avaliação desses recursos, se tornando uma ação essencial para garantir que eles atendam aos objetivos educacionais e ofereçam uma experiência de aprendizagem eficaz e enriquecedora. A avaliação de softwares educacionais é um componente vital para o sucesso do E-learning. Com essa avaliação e análise da usabilidade do AVA, permitirá que o professor executor de uma determinada instituição de ensino superior do Recife, possa selecionar as ferramentas certas que melhor se alinham aos objetivos educacionais, às necessidades dos alunos e ao contexto dos cursos. Com isso surge a pergunta de pesquisa: Quais as percepções dos professores executores em relação à usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem “Blackboard”? Essa investigação tem como objetivo geral: analisar a percepção do professor executor em relação à usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem “BlackBoard”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados dois questionários online com os 18 professores executores de uma instituição de ensino superior da cidade do Recife/PE. Para construção e análise de dados foi feita uma análise descritiva e análise de conteúdo. Ao avaliar a usabilidade do Blackboard, o professor executor poderá aprimorar a experiência de aprendizagem no e-learning e proporcionar aos estudantes uma educação online de qualidade, estimulante e significativa. Os atributos de usabilidade investigados nesta pesquisa, tiveram com base de análise os atributos sugeridos pelo autor Nielsen (2000), e o que se pode constatar, de acordo com a análise dos dados obtidos, é que as funções desempenhadas pelo professor executor da instituição, dentro do Blackboard podem ser de facilidade de aprendizado, tem facilidade de memorização, possuem de maneira geral a eficiência no uso e satisfação dos usuários. Por mais que o acesso/login ao AVA e o agendamento e cancelamento de webaulas mostrem alguns erros, no entanto, as demais ações possuem boa facilidade de aprendizado permitindo que os professores se concentrem no planejamento e na condução das aulas, em vez de se preocuparem com a complexidade da ferramenta. A Andragogia, termo cunhado por Malcolm Knowles, é a teoria da educação de adultos, e se diferencia da pedagogia, que é voltada para crianças e adolescentes. Ao considerar as particularidades dos alunos adultos, a Andragogia enfatiza a autonomia, a experiência e a relevância no processo de aprendizagem. Para os professores que atuam no contexto da Educação a Distância (EAD), incorporar os princípios da Andragogia pode aumentar a efetividade do ensino e melhorar o engajamento dos alunos adultos. Ao considerar a autonomia, a experiência prévia, a prontidão para aprender, a orientação para o aprendizado, a motivação intrínseca e o aprendizado baseado em vida social, os professores executores podem criar ambientes de aprendizagem mais eficazes, significativos e enriquecedores, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos adultos em seus processos educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1540982 - JORGE DA SILVA CORREIA NETO - nullInterno - RODRIGO NONAMOR PEREIRA MARIANO DE SOUZA
Presidente - SONIA VIRGINIA ALVES FRANCA
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 15:49
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss10.producao-jboss10