Banca de DEFESA: PAULO RICARDO DA SILVA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO RICARDO DA SILVA PEREIRA
DATA : 09/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

FACEBOOK EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ARTICULADAS À APRENDIZAGEM MÓVEL (M-LEARNING): uma proposta de aplicação na formação aberta de docentes


PALAVRAS-CHAVES:

Facebook; formação de professores; aprendizagem móvel; redes sociais.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

Esta pesquisa aborda a utilização da rede social Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel - AVAM, para a formação continuada de professores e educadores, mediadas por tecnologias móveis, numa perspectiva de aprendizagem móvel, on-line e a distância. Pretende-se compreender de que forma essa rede social pode contribuir para o processo de aprendizagem dos participantes e que numa perspectiva humanista da educação, pode fortalecer o aprendizado. Busca-se analisar essa rede como um espaço de conexão entre saberes e humanidades. Analisar essa ferramenta como um espaço de colaboração, cocriação e construção dos saberes socialmente compartilhados. Para dar sentido a essas estruturas, a pesquisa se desenvolveu, em termos metodológico, por meio pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa, considerando as propostas do método de Design Thinking que é construído em 5 fases, 1 – Empatia, por meio de questionário semiestruturado, para compreender os conhecimentos prévios dos professores de uma escola de ensino médio do estado do Ceará, e suas vivências com o uso de tecnologias móveis e redes sociais no período de pandemia, informações que foram úteis para as etapas 2 e 3 de Design Thinking, a saber, 2 – Definição e 3 – Idealização, etapas de desenho da formação docente, entregue como produto educacional resultado desta pesquisa, considerando o perfil do público e dados da etapa anterior; 4 – Prototipação, etapa de prototipagem da formação com o olhar de Design Instrucional, que analisa se os objetos, metodologia, conteúdos e atividades estão aderentes aos objetivos da formação; 5 – Aplicação e Avaliação, etapa de aplicação da formação, por meio de observação sistemática para analisar os comportamentos e posturas adotadas pelos participantes da formação e finalizada por meio de uma entrevista para relato de experiência e história de vida, onde os sujeitos contribuem com os relatos de suas vivências, experiências e amadurecimento enquanto profissional. Como resultado da pesquisa, propomos um produto educacional, uma formação docente intitulada de “Aprendizagem Móvel: Sequência Didática por meio das redes sociais”, proposta na modalidade a distância, com atividade final, por parte dos participantes, de uma sequência didática interdisciplinar para utilização do Facebook como espaço de aprendizagem.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Interno - JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE
Externa ao Programa - 2049117 - EDNARA FELIX NUNES CALADO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/11/2022 11:33
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss07.producao-jboss07