Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA LETICIA DA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVIA LETICIA DA SILVA FERREIRA
DATA : 25/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO AÇÃO AFIRMATIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO: um olhar a partir das percepçõesdos gestores institucionais e de lideranças de comunidades quilombolas


PALAVRAS-CHAVES:

ação afirmativa; identidade negra; educação a distância; quilombolas; educação superior.


PÁGINAS: 179
RESUMO:

A modalidade a distância entendida como proposta de política pública de ação afirmativa possibilita diminuir a desigualdades existentes ao acesso à educação superior quando alcança diferentes níveis de formação. Quando observamos suas características de flexibilização da relação tempo e espaço, redução do investimento financeiro em alguns casos permite que a modalidade a distância possa ser pensada como política pública de ação afirmativa que viabilize a mobilidade social para diversos grupos potencializando o acesso e fortalecimento de comunidades tradicionais, entre estas, as comunidades quilombolas. Este projeto de dissertação tem como proposta buscar o fortalecimento da identidade negra no contexto da educação superior, por meio da discussão e investigação das políticas de ação afirmativa e da modalidade de educação a distância a ser considerada uma ação afirmativa em construção, ampliando o debate na UFRPE. Delimitou-se na questão norteadora: Qual a visão dos gestores institucionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e das lideranças de comunidades quilombolas acerca da Educação a Distância enquanto ação afirmativa para o fortalecimento da identidade negra? Serão trabalhados em seu referencial teórico, três trechos gerais e suas subdivisões detalhadas ao longo do desenvolvimento da pesquisa, são eles os principais: 1 - Políticas de Ações Afirmativas nas Instituições Federais de Ensino; 2 - Ações Afirmativas e Identidade Negra; 3 - O Papel da Educação a Distância como Ação Afirmativa para o fortalecimento da Identidade Negra. Considerada uma pesquisa aplicada de abordagem predominantemente qualitativa, de nível exploratório, descritiva, utilizando a as pesquisas bibliográficas e análise documental. Tendo como cenário e sujeitos: a UFRPE com os gestores institucionais e as Comunidades Quilombolas com suas lideranças. Para a coleta de dados serão utilizados a aplicação de questionário eletrônico e de entrevista semiestruturada (on-line), por meio da ferramenta de comunicação por vídeo Google Meet para sua realização e gravada mediante autorização do participante. O uso da técnica de Análise de Conteúdo Categorial prevalecerá como método de análise dos dados, ancorado em Bardin, além do uso de ferramentas tecnológicas (transcrição) que possibilitem a organização e tratamento das informações fornecidas nos depoimentos dos participantes da entrevista. Espera-se que a proposta apresentada traga contribuições positivas ao universo da pesquisa e também fora dele em meio as implicações existências (ordem social, psicológica, econômica e cultural) em seus diversos aspectos, insistem comprometendo a construção da identidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 383973 - JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE
Interna - 1199636 - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Externo ao Programa - 1169787 - JOSE NILTON DE ALMEIDA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 17/08/2022 14:40
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