Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA RAMOS SEVERO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA RAMOS SEVERO
DATA : 13/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ENSINO HÍBRIDO E LETRAMENTOS DIGITAIS: CONEXÕES DIALÓGICAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino híbrido; Letramento digital; Formação de professores; Educação a distância.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O tema do ensino híbrido revela-se presente nas discussões contemporâneas no campo da educação. O ensino híbrido está enraizado em uma ideia de educação híbrida, em que não existe uma forma única de aprender e na qual a aprendizagem é um processo contínuo, que ocorre de diferentes formas, em diferentes espaços (BACICH, TANZI NETO e TREVISANI, 2015). Nesse sentido, tal proposta de ensino promove maior protagonismo e autonomia do aluno, que passa a ser o centro do seu processo de aprendizagem. A implementação do ensino híbrido enfrenta, ainda, alguns desafios, como, por exemplo, a ampliação de práticas de letramentos digitais de docentes e discentes, bem como propostas de formação docente em sintonia com as demandas de metodologias ativas na cultura digital. Junto a isso, docentes apresentam dificuldades em relação aos usos pedagógicos das tecnologias digitais, o que ficou mais latente no cenário pandêmico a partir das aulas no formato on-line. Isto posto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos docentes sobre ensino híbrido e letramentos digitais articuladas às demandas no contexto da educação básica, considerando interfaces com o processo de formação docente na modalidade a distância. A pesquisa foi embasada considerando os seguintes eixos norteadores e autores de base: Ensino Híbrido (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015; MORAN; HORN, 2015); Letramento Digital  (BUZATO, 2006; COSCARELLI, 2021;  DUDENEY; HOCKLY; PEGRUN, 2016); Formação Docente (TARDIF, 2015; FFREIRE; COSTA; KLEIMAN, 2005). No que se refere ao desenho metodológico, a pesquisa é participante, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. A investigação é desenvolvida, em primeiro momento, a partir do levantamento descritivo sobre a temática abordada. Em seguida, será realizada aplicação de entrevistas e questionários com docentes das turmas dos anos iniciais de uma Escola Municipal, que integra a rede de educação pública da cidade de Olinda em Pernambuco. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaremos entrevistas semiestruturadas e narrativas tecnobiográficas dos docentes (BARTON e LEE, 2015).  As análises das entrevistas e narrativas tecnobiográficas serão apresentadas a fim de traçar as principais dificuldades encontradas pelos docentes na implementação do ensino híbrido. Com base na avaliação das percepções dos docentes, será proposto desenho didático interativo para formação docente na modalidade a distância para ampliar reflexões e vivências pedagógicas sobre ensino híbrido e práticas de letramentos digitais. Buscamos entender as dificuldades encontradas pelos docentes, de forma que suas contribuições auxiliem na elaboração do produto da pesquisa, ou seja, produção de um material pedagógico destinado aos docentes da educação básica sobre a temática preestabelecida, que venha a desmistificar a ineficácia e falta de qualidade no ensino híbrido. Os resultados desta pesquisa poderão revelar impactos sociais em processos de formação continuada de docentes da educação básica, com vistas a aprimorar práticas de letramentos digitais na implementação do ensino híbrido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199636 - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Interna - 1884955 - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
Externa à Instituição - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 06:26
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