ENSINO HÍBRIDO:
POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR DO IFPE
Ensino híbrido; Personalização do ensino; Tecnologias digitais; Instituto
Federal de Pernambuco.
A pandemia decorrente da Covid-19 acelerou e evidenciou a necessidade de incorporação das
tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa conclusão não é inédita, tendo
em vista que diversos educadores (VALENTE, 2015; HORN; STAKER, 2015; MORAN; BACICH,
2018) e estudos (WISE, 2014; Instituto Península, 2021) já apontavam o ensino híbrido como a
maior tendência educacional para este século. O ensino híbrido vai de encontro ao modelo pedagógico tradicional, tendo em vista que considera que existem diferentes formas de aprender e ensinar, isto é, não se limita a um
único modo, tempo e espaço. Nessa perspectiva, ancora princípios de personalização do
ensino, protagonismo estudantil, flexibilidade, aprendizagem significativa por meio de
resolução de problemas reais, desenvolvimento de competências e habilidades sociais e
emocionais.
Contudo, como toda quebra de paradigmas tem seus desafios, a aplicação do ensino híbrido,
ainda que tenha sido de modo emergencial, expôs dificuldades que precisam ser enfrentadas e
superadas, dentre elas, a falta de infraestrutura tecnológica e a lacuna na formação docente
para lidar com ferramentas digitais de ensino. Considerando o recorte temporal da crise
pandêmica, o objetivo geral deste estudo é avaliar as potencialidades e limitações relacionadas
à aplicação do ensino híbrido, no ensino superior, do Campus Recife, do IFPE.
No tocante ao desenho metodológico, possui abordagem qualitativa, de natureza aplicada;
sendo caracterizada como pesquisa de campo, tendo em vista que serão realizadas entrevistas
semiestruturadas (docentes e discentes) e aplicação de questionário fechado (discentes); e
enquadra-se também como estudo de caso, uma vez que serão conhecidas e investigadas as
percepções sobre o funcionamento do ensino híbrido em um contexto delimitado e real (GIL,
2017; RICHARDSON, 2017).
A partir da coleta e análise desses dados será elaborado um plano de ação com vistas a
apontar as ações positivas adotadas, bem como sugerir estratégias que viabilizem a
implementação do ensino híbrido. Por fim, espera-se que os resultados desta pesquisa
contribuam para reflexão e aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem naquela
instituição e em outras que se assemelhem às vivências descritas neste trabalho.