Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AMELIA BEZERRA DE ARCE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA AMELIA BEZERRA DE ARCE
DATA : 30/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA MOTIVACIONAL E ENGAJADORA NO ENSINO SUPERIOR : UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ESTUDOS REALIZADOS NA UFRPE



PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação; Levantamento Bibliográfico; Motivação e Engajamento.



PÁGINAS: 51
RESUMO:

Na atualidade, um dos grandes desafios da educação é o de motivar e engajaros estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Com o avanço do mundo digital, o antigo modelo na construção do saber onde o professor era o detentor do conhecimento torna-se   cada vez mais desinteressante. Este trabalho tem como objetivo principal investigar as pesquisas desenvolvidas sobre Gamificação no âmbito da UFRPE nos últimos cinco anos, e como objetivos específicos conhecer os conceitos de gamificação, entender os mecanismos para a realização de uma atividade gamificada e avaliar suas contribuições ao ensino superior. A metodologia adotada é de pesquisa bibliográfica apresentando  os resultados de um Levantamento Bibliográficodae Literatura que identificou documentos científicos escritos em língua portuguesa e relacionados com o tema da Gamificação como ferramenta motivadora e engajadora no ensino superior. Para isso, defini termosstrings de busca, critérios de inclusão e exclusão e realizei um levantamento de documentos científicos nas bases de dados: Google Acadêmico, BDTD e Scielo Brasil. Os resultados mostram 11 documentos que surgiram nos últimos cinco anos (2018-2022), tratando do tema da gamificação como ferramenta motivacional e engajadora na  educação superior no âmbito da UFRPE. Verifiquei que o número de documentos encontrados nos repositórios em estudo ainda é muito pequeno, o que evidencia que o tema é pouco desenvolvido na instituição a qual nos referimos em estudo. O tema é muito vasto e já apresenta resultados positivos na sua aplicabilidade tanto no mundo corporativo quanto na educação. No entanto, no âmbito da UFRPE, há uma carência de pesquisas sobre  Gamificação, que são  relevantes fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem na  sociedade contemporânea, e que podempode trazer inúmeros benefícios para o ensino superior. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE
Interna - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Externa ao Programa - 1497211 - SUZANA FERREIRA PAULINO DOMINGOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 08/11/2023 10:31
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