Banca de DEFESA: DAYSE PATRÍCIA PEREIRA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYSE PATRÍCIA PEREIRA BARBOSA
DATA : 14/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência no Google Meet
TÍTULO:

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Interfaces com as Concepções de Docentes nos Cenários da Educação a Distância e do Ensino Remoto


PALAVRAS-CHAVES:

Instrumentos Avaliativos, Concepções Docentes, Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

A avaliação da aprendizagem na Educação Superior configura-se como temática relevante, principalmente, quando visualizamos os desafios enfrentados pelos docentes no cenário da pandemia de Covid-19. Neste contexto, reflexões sobre abordagens e instrumentos avaliativos tornaram-se necessários, tendo em vista redimensionamentos de processos de ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC. A expansão de ferramentas tecnológicas, que dão suporte às práticas inovadoras, oferece um amplo repertório de possibilidades aos docentes para a realização de atividades variadas. Inovação aqui entendida como melhoria nos processos de ensino-aprendizagem e, consequentemente, na avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, esta pesquisa se propôs a analisar as concepções docentes acerca da escolha de instrumentos avaliativos da aprendizagem nos contextos da Educação a Distância e do Ensino Remoto Emergencial. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa norteou-se em abordagens que discutem avaliação da aprendizagem, tais como: os estudos de Libâneo (1994), Haidt (1995), Perrenoud (2007), Hoffmann (2014), Luckesi (2018), Araújo (2013), e, como aporte teórico, nos campos da Educação a Distância e Tecnologias Digitais, recorremos aos enfoques de: Tori (2010), Padilha (2010), Moran (2015), Amante (2016), Cerutti (2017), Oliveira (2018), Araújo (2019), Kenski (2019), Santos (2021), entre outros autores. Os dados foram construídos em três etapas complementares, inseridas em uma abordagem qualitativa de pesquisa, na qual foram utilizados: um questionário eletrônico relativo aos dados cadastrais dos participantes, entrevistas semiestruturadas e observação sistemática não participante para imersão nas salas virtuais utilizadas pelos docentes participantes da pesquisa. No tocante à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa e se caracteriza como descritiva por propor “a exploração de situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos'' (GIL, 2019). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como produto, foi elaborado um Caderno Técnico-Didático, contendo estratégias e instrumentos avaliativos que sirvam de suporte metodológico para docentes no que tange ao uso das tecnologias.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Interno - JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE
Externa ao Programa - 2049117 - EDNARA FELIX NUNES CALADO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 02/01/2023 15:47
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