Banca de DEFESA: HANSHEYS MÉNARD

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HANSHEYS MÉNARD
DATA : 26/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Online via Google Meet
TÍTULO:

Desenvolvimento e efeito de nanopartículas de óleos essenciais sobre os parâmetros zootécnicos da Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus)


PALAVRAS-CHAVES:

Nanotecnologia; nanopartícula; óleos essências; parâmetros zootécnicos; tilápia.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

A piscicultura é considerada um setor de grande importância devido a alta demanda por seus produtos e também por sua contribuição na geração de empregos. No Brasil, esse setor cresce exponencialmente e gera uma renda anual bastante significativa. A tilápia é uma das espécies que tem possibilitado esse aumento na produção brasileira. Diante disso, novas tecnologias estão sendo incluídas em algumas práticas de criação com o objetivo de melhorar os parâmetros zootécnicos dos peixes. Nesse contexto, a nanotecnologia, como ciência em expansão, abre a oportunidade de usar óleos essenciais como produtos fitogênicos naturais como suplemento alimentar que pode ajudar a melhorar os parâmetros zootécnicos dos peixes. Com base nisso, o principal objetivo do nosso trabalho é desenvolver e analisar o efeito de nanopartículas de óleos essenciais nos parâmetros zootécnicos da tilápia (Oreochromis niloticus). Assim, foram escolhidos dois óleos essenciais: óleo essencial de limão siciliano (Citrus limon) e óleo essencial de tangerina (Citrus reticulata). O desenvolvimento das nanopartículas (NP) foi feito para então proceder aos testes preliminares de estabilidade em diferentes temperaturas (35 ± 2 °C, 40 ± 2 °C, 50 ± 2 °C, −20 ± 2 °C e 5 ± 2 °C), bem como a caracterização organoléptica e físico-química das partículas. Essas formulações foram armazenadas por 30 dias e após o armazenamento, os resultados mostraram que não houve alteração organoléptica em 25, 35 e 5 °C, e os parâmetros físico-químicos de NPCL e NPCR diminuíram significativamente em todas as temperaturas. Mas essas variações foram menos significativas em 25 °C, com tamanhos de partículas de 40,43 a 35,08 para NPCL e de 42,28 a 38,12 para NPCR, uma diminuição no PDI de 0,518 a 0,275; 0,477 a 0,268 respectivamente, um potencial zeta de -26,9 a -10,77 e de -22,57 a -16,43 e um pH de 5,2 a 5,1 e de 5,1 a 4,9 respectivamente. Em seguida, cinco dietas experimentais foram formuladas com diferentes concentrações de nanopartículas de óleo essencial: 0% (grupo controle), 0,50% e 1,00% de NPCL e NPCR, respectivamente. Essas formulações foram então testadas na espécie Oreochromis niloticus e demonstraram resultados significativos com relação ao peso final, taxa de ganho de peso, taxa de crescimento específico, índice de crescimento diário e fator de condição.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - PABYTON GONCALVES CADENA
Externo ao Programa - 2654735 - DIJACI ARAUJO FERREIRA - UFRPEExterno à Instituição - YURI MATEUS LIMA DE ALBUQUERQUE - UFRPE
Notícia cadastrada em: 19/02/2025 10:55
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2026 - UFRN - producao-jboss11.producao-jboss11