Banca de DEFESA: LEANDRO CAVALCANTI SOUZA DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO CAVALCANTI SOUZA DE MELO
DATA : 26/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet Link: meet.google.com/ngw-pkim-oop
TÍTULO:

USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA ESTUDOS DE FÍGADO E PULMÕES NA PERINATOLOGIA DE JACARÉS-DE-PAPO-AMARELO (Caiman latirostris, DAUDIN 1802)


PALAVRAS-CHAVES:

imaginologia; crocodiliano; pneumologia; hepatologia; neonato.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Pesquisas acerca da perinatologia de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) buscam estudar a dinâmica morfológica, fisiológica e comportamental desses animais desde a eclosão até seus primeiros dias de vida. Isso se faz importante para a tomada de decisões que busquem a manutenção do status de conservação e/ou aumento de valor zootécnico daqueles criados em cativeiro. Para isto, o uso de ferramentas de diagnóstico por imagem como a tomografia computadorizada pode auxiliar no diagnóstico precoce de afecções, a partir da estimativa de parâmetros de normalidade espécie-específico. Objetivou-se com este trabalho definir um padrão tomográfico para pulmões e fígado de filhotes hígidos e de vida livre de C. latirostris. Para estudos dos pulmões, 15 animais foram submetidos a exame tomográfico, onde se avaliou radiodensidade do parênquima pela técnica de histograma (-886,39 ± 19,66 HU) e volume total (3,72 ± 0,76 cm³), graduado pelo isolamento de estruturas com atenuação radiográfica entre -1023 e -205 HU. Para a avaliação hepática, foram estudados 14 animais e obtido valor de radiodensidade de parênquima de 26,01 ± 3,95 HU. Como dado adicional, foi dosada a enzima aspartato aminotransferase nesses animais, gerando valores de 193,85 ± 34,53 UI/l. Estes dados podem ser base preliminar para o estabelecimento de valores de referência para os parâmetros estudos em filhotes de C. latirostris.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - GUSTAVO FERRER CARNEIRO
Interno - JOSE WILTON PINHEIRO JUNIOR
Externo ao Programa - 1457824 - FABIANO SELLOS COSTA - UFRPEExterna à Instituição - GESSICA GISELLE ALMEIDA SILVA ARAUJO - UFPI
Externo à Instituição - Rodrigo Giesta Figueiredo - UFES
Externa à Instituição - LORENA ADAO VESCOVI SELLOS COSTA
Externo à Instituição - YHURI CARDOSO NÓBREGA
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 08:30
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2026 - UFRN - producao-jboss10.producao-jboss10