MATERIAIS LUMINESCENTES MULTIFUNCIONAIS COMO POTENCIAIS FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Fertilizantes alternativos; dopamento químico; estímulo de fotossíntese; nutrição vegetal; entomologia; nanomateriais biocompatíveis.
O Brasil é um dos principais produtores agrícolas do mundo, mas ainda em 2025 depende do abastecimento de fertilizantes e pesticidas estrangeiros. Por esse motivo, vem se buscando novas alternativas de adubos e defensivos agrícolas nacionais. Nesse contexto, os pontos de carbono (PC) vêm ganhando maior visibilidade no que tange o aprimoramento da produção agrícola. Até o momento apenas estudos sobre desenvolvimento vegetal têm sido feitos, mas nenhuma pesquisa que procure analisar o efeito metabólico dos PC nos vegetais, e suas interações biológicas com os microrganismos do solo e os predadores herbívoros. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é sintetizar um PC dopado com nitrogênio, boro e silício (BNSi-PC) e avaliar seus efeitos sobre a cultura da pitanga vermelha (Eugenia uniflora). Parâmetros como (1) crescimento vegetal, como altura de caule, quantidade de folhas, área foliar, tamanho de raízes; (2) quantificação de compostos voláteis e correlação com vias metabólicas do vegetal; (3) avaliação do efeito induzido sobre o processo fotossintético, no fortalecimento da parede celular vegetal e nível de nutrição da planta; e (4) investigar o potencial poder inseticida/repelente dos BNSi-PC frente às pragas Eugeniamyia dispar, Plutella xylostella e Tetranychus urticae. A caracterização dos BNSi-PC foi realizada por espectroscopia de luminescência, absorção eletrônica, vibracional e de energia dispersiva (EDD). A morfologia das nanopartículas foi analisada por microscopia eletrônica de varredura. O perfil de voláteis e composição do óleo essencial foram realizados em um cromatógrafo gasoso acoplado à espectrômetro de massas. A saúde vegetal foi verificada por teste de vazamentos de eletrólitos e o teor de C, N, B, P determinado por métodos espectrofotométricos. A composição química do solo foi determinada por ICP-OES e a riqueza na microbiota terrestre calculada pelo índice de respiração basal. A formação dos BNSi-PC foi evidenciada pelos sinais característicos das técnicas citadas, especialmente na EDD. O método headspace confirmou a presença de diversos semioquímicos importantes, além da elevação maior que 250% no teor de curzereno. Também foi observado o efeito das nanopartículas na ativação e desativação de rotas biológicas de síntese de substâncias associada à comunicação com agentes polinizadores. Os resultados biométricos causados pela aplicação dos BNSi-PC indicaram um aumento em todos os parâmetros avaliados. Ademais, aspectos qualitativos indicaram um fortalecimento do tecido vegetal, resistência à predação da E. dispar e melhoramento da capitação de nutrientes (maior volume de raízes).