Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA FLÁVIA BARBOSA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA FLÁVIA BARBOSA DE OLIVEIRA
DATA : 29/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Em ambiente virtual (Google meet)
TÍTULO:

INVESTIGAÇÃO DO CONSUMO DE DROGAS PSICOATIVAS NO CARNAVAL DE RECIFE E OLINDA ATRAVÉS DA EPIDEMIOLOGIA DO ESGOTO


PALAVRAS-CHAVES:

Epidemiologia do esgoto, desenvolvimento de método, drogas psicoativas, extração em fase sólida, cromatografia gasosa, espectrometria de massas.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

No contexto das estimativas de consumo de drogas psicoativas, a epidemiologia do esgoto tem se destacado por se tratar de uma abordagem rápida, precisa e de menor custo, quando comparado aos métodos tradicionais. Com o objetivo de proporcionar uma nova perspectiva acerca do consumo de drogas psicoativas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e de investigar a influência de eventos festivos e finais de semana nas tendências de consumo de drogas psicoativas, este estudo buscou desenvolver um método de extração em fase sólida (SPE), seguido pela análise por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas, para seis analitos de distintas propriedades químicas, que foram: cocaína (COC) e seus principais metabólitos (benzoilecgonina (BE) e cocaetileno (CEE)), metanfetamina (MANF), 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA), e o metabólito da cannabis, o 11-nor-9-carboxi-Δ9-tetrahidrocanabinol (THC-COOH). Para isto, foi realizado um planejamento experimental fatorial completo (23) com o intuito de identificar as condições ótimas do preparo de amostras por SPE, as quais foram definidas com o uso de 100 mL de amostra de esgoto bruto, lavagem do cartucho de extração Strata-X (200 mg, 6 mL) com 6 mL de água ultrapura e condicionamento/eluição com 6 mL de MeOH, resultando em recuperações satisfatórias de todos os analitos na faixa de 70% a 120%, demonstrando eficiência ao permitir a inclusão bem-sucedida da extração do THC-COOH na análise simultânea com os outros múltiplos analitos que possuem polaridade química diferenciada. O método desenvolvido foi validado de acordo com as diretrizes do guia de validação Standard Practices for Method Validation in Forensic Toxicology e atendeu em conformidade as especificações e os limites de validação estabelecidos. A aplicabilidade do método foi demonstrada por meio da análise de 28 amostras de esgoto bruto coletadas ao longo de 7 dias durante o carnaval e de 7 dias durante uma semana típica, nas duas principais estações de tratamento de esgoto (ETE) da RMR, que são: a ETE Cabanga, localizada na cidade de Recife, e a ETE Peixinhos, situada em Olinda. Os dados preliminares apresentados aqui, mostram que foi possível quantificar COC, BE e THC-COOH em todas as amostras, enquanto o CEE foi quantificado em 28% delas. Para todos os analitos, as concentrações mais elevadas e as maiores cargas diárias foram registradas durante o período do Carnaval, com um aumento notável também, durante os fins de semana de uma semana típica, sem evento festivo. Esses resultados evidenciam a influência dos eventos festivos e dos finais de semana no consumo de drogas psicoativas na RMR. Como perspectiva, os dados até aqui obtidos em conjunto com as estimativas populacionais, viabilizarão a realização dos retrocálculos para determinação das estimativas de consumo, expressas em mg/dia/1000 hab. Assim, esse estudo tem contribuído para uma compreensão ainda mais abrangente das tendências de consumo de drogas psicoativas em parte da RMR.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JANDYSON MACHADO SANTOS
Interno - ANDRE FERNANDO LAVORANTE
Interno - MARCILIO MARTINS DE MORAES
Externa à Instituição - GIOVANA ANCESKI BATAGLION
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 17:28
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss05.producao-jboss05