Banca de DEFESA: ARTHUR LUIS SILVA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTHUR LUIS SILVA DE ARAUJO
DATA : 29/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Química
TÍTULO:

SÍNTESE, CARCTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL PARA APLICAÇÃO DE CARBON DOT IÔNICO NA DETERMINAÇÃO DE METAIS (Ag+ , Bi3+, Cd2+, Hg22+, Hg2+, Pb2+, Pt2+, Sb3+)


PALAVRAS-CHAVES:

fluorimetria; nanopartículas; quimiometria; tiós; toxicidade.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Devido ao crescimento da população mundial nas últimas décadas mudanças socioambientais vêm sendo observadas, tais como as alterações biológicas dos seres vivos e climáticas em razão aos impactos ambientes causados pela ação antropogênica. O setor industrial que emprega metais, especificamente os metais pesados, é um dos principais responsáveis pela contaminação de águas e solo causadas pelo descarte inadequado de efluentes contendo metais, principalmente os metais pesados. São amplas as aplicações de metais em produtos destinados a sociedade, todavia, também são numerosos os efeitos danosos associados a essas espécies químicas. Por tal motivo, vem se investindo em pesquisa, ciência e desenvolvimento de tecnologias que tratem, removam ou reduzam o percentual de metais na natureza. Comumente a análise destes analitos é realizada por equipamentos de médio/alto custo que requer mão de obra qualificada e elevado consumo de tempo e reagentes. Sendo assim vem se buscando novas estratégias para sanar o problema dos metais nos locais próximos as fontes geradoras de deste tipo de poluente. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho é produzir um quimiossenor nanométrico fluorescente (carbon dot) produzido a partir de sais de baixo custo visando aumentar a sensibilidade para determinação de (Ag+ , Bi3+, Cd2+, Hg22+, Hg2+, Pb2+, Pt2+, e Sb3+) utilizando um espectrofluorímetro como técnica alternativa por suas vantagens como rapidez, alta reprodutibilidade e acessibilidade. Foi empregada uma metodologia hidrotermal de síntese do carbon dot com Na3Cit, NH4HCO3 e Na2S como precursores. Os carbon dots obtidos foram caracterizados empregando espectroscopias vibracional, de luminescência e absorção eletrônica. Posteriormente um planejamento experimental do tipo 25 completo foi realizado com parâmetros físicos e químicos almejando otimizar a síntese do sensor. Após a otimização da síntese foram realizados estudos prévios com deferentes metais em seguida os que obtiveram melhores interações foram submetidas a avaliação de faixa de pH e natureza de tampão. Para as espécies analisadas (Ag+ , Bi3+, Cd2+, Hg22+, Hg2+, Pb2+, Pt2+, e Sb3+) foram construídas curvas analíticas, onde destacam-se as satisfatórias relações: [yPb2+ = 0,0095x + 1,0270; R = 0,9976 / yHg2+ = 0,0051x + 01,0052; R = 0.9768), demostrando a viabilidade do método proposto para a análise dos metais avaliados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625689 - ANDRE FERNANDO LAVORANTE
Interno - 2140782 - ALEX SOUZA MORAES
Externa ao Programa - 1884911 - MARIA JOSE DE FILGUEIRAS GOMES
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 17:57
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss02.producao-jboss02