Estudo de Formulações de Misturas Binárias a Base de Óleos Essenciais e Óleos Fixos com Propriedades Acaricida e Inseticida frente a Tetranychus urticae e Plutella xylostella.
Óleos essenciais. Óleos fixos. Sinergismo. Tetranychus urticae. Plutella xylostella.
Pragas agrícolas como Tetranychus urticae e Plutella xylostella causam prejuízos aos agricultores na ordem de milhões de reais. O controle dessas pragas é realizado por meio da aplicação de inseticidas sintéticos, porem seu uso indiscriminado vem causando sérios impactos ambientais, bem como, ao desenvolvimento de resistência por parte das pragas. Como alternativa o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia inseticida e acaricida de inseticidas botânicos a base de óleos essenciais de Lippia grata e Melaleuca leucadendra e de óleos fixos extraídos de resíduos agroindustriais de Spondias mombin (cajá) e Malpighia emarginata (acerola), com foco no desenvolvimento de formulações a partir de misturas binárias. Os óleos foram analisados por técnicas espectrométricas e os testes acaricidas e inseticidas, sob diferentes fases de desenvolvimento das pragas, foram realizados em laboratório e em campo. As análises da composição químicas dos óleos revelaram perfis distintos, com predominância dos compostos carvacrol (53,19%) em L. grata e (E)-nerolidol (96,13%) em M. leucadendra, enquanto os óleos fixos se mostraram ricos em ácidos graxos, como palmítico (26,47% e 21,60%), linoleico (28,85% e 21,54%) e oleico (34,78% e 10,16%), para a Malpighia emarginata e Spondias mombin, respectivamente. Todos os óleos demonstraram toxicidade sobre as pragas, com destaque para a elevada toxicidade observada ovicida contra T. urticae. A avaliação das misturas binárias revelou interações de sinergismo, principalmente nas combinações do óleo de M. leucadendra com ambos os óleos fixos contra
T. urticae, resultando em valores de CL50 significativamente menores que as dos óleos isolados. Os ensaios de inibição da enzima acetilcolinesterase (AChE) indicaram a neurotoxicidade como principal mecanismo de ação dos óleos essenciais, complementado pela ação física dos óleos fixos. A robustez das formulações foi confirmada em experimentos de semi-campo, onde as misturas sinérgicas alcançaram 100% de mortalidade de T. urticae, superando o controle positivo (Azamax®). Os resultados aqui obtidos demonstram que a combinação de óleos essenciais e óleos fixos avaliados é uma estratégia promissora e sustentável para o desenvolvimento de um novo inseticida botânico.