“TU RESPEITA O MEU SAGRADO”
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA PARA UM ENSINO DE HISTÓRIA ANTIRRACISTA
Ensino de História; Antirracismo; Edital Solano Trindade; Religiões de matriz africana; Racismo Religioso.
A presente pesquisa se dá no contexto pós lei 10.639/03, modificada pela lei 11.645/08, as quais, tensionadas por movimentos negros e de intelectuais antirracistas, estabelecem a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares do ensino básico. Para além da sala de aula, diversos outros projetos acadêmicos e de extensão também produzem estudos que em diálogo com as mencionadas leis, se somam às produções de saberes antirracistas. Defendemos que o combate ao racismo deve abranger as religiões de matriz africana, principalmente quando se considera a conjuntura eurocêntrica, branca e cristã ainda predominante nas produções de saberes, sendo assim, o conceito de Racismo Religioso será importante para nossas críticas e reflexões. Essa pesquisa possui como objetivo geral compreender a importância de pesquisas e projetos, em Pernambuco, financiados pelo Edital Solano Trindade abordarem as questões referentes às religiões de matriz africana e afro-brasileira, estabelecendo um diálogo com o ensino de História. Sendo assim, faremos um levantamento de projetos financiadas pelo mencionado edital, e a partir disso, análises e entrevistas de forma a compreender de que maneira esses projetos contribuem para um Ensino de História antirracista, com ênfase no combate ao Racismo Religioso.