ENSINO DE HISTÓRIA E O FEMININO NA ANTIGA GRÉCIA: OS USOS DO PASSADO NA MÍDIA ENTRE 2018 A 2022
Usos do passado; mídia; Ensino de História; Revisionismo;
Essa pesquisa visa analisar o Ensino de História e os usos do passado na mídia, especialmente no Youtube, enfocando as narrativas revisionistas da história das mulheres gregas. Busca problematizar a utilização do passado nas mídias sociais como legitimação de pautas políticas, bem como pesquisar a influência do revisionismo midiático para o Ensino de História, investigando a gênese dos novos discursos a respeito do feminino grego na literatura clássica. Aborda três linhas de diálogos em que se destacam a produção do conhecimento na atualidade, a saber, a disputa pelo poder, a criação de novas narrativas e o Ensino de História. Os três casos, apesar de suas singularidades, mantêm ligação com os embates ideológicos no Brasil, interagindo entre si e contribuindo para concepção do conhecimento Histórico midiático. Estabelecem, dessa forma, espaços de disputas pelo poder discursivo e a manifestação de uma verdade, na qual não há espaço para teorias e métodos, aspectos norteadores do fazer historiográfico.