ONDE A HISTÓRIA MORA: RASTROS DA USINA BARRA NA MEMÓRIA COLETIVA E NO ENSINO DE HISTÓRIA
História Local; Ensino de História; Usina Barra.
Esta dissertação investigou o ensino de história local a partir da reconstrução da memória da Usina Barra, antigo engenho situado no município de Vicência, Pernambuco. Com base na metodologia da história oral, análise documental e aplicação de questionários as professoras da Escola Dr. Benjamin Azevedo, o trabalho procurou compreender como a memória coletiva dos moradores, sobretudo, ex-trabalhadores e seus descendentes, contribuiu para a preservação de uma história que resiste ao apagamento oficial. Com base em autores como Ecléa Bosi, Paul Thompson, Pierre Nora, Paulo Freire e Jörn Rüsen, o estudo reafirma que o ensino de história local não se restringe à sala de aula, mas se constrói nas relações, nas escutas e na vivência comunitária. Assim, a Usina Barra emergiu não apenas como objeto de estudo, mas como sujeito histórico coletivo, cuja memória viva pulsa nas vozes que a reconstroem e a mantêm presente.