Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO BOTELHO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO BOTELHO ROCHA
DATA : 05/08/2025
HORA: 10:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

O ensino de História em tempos de midiatização profunda:

temporalidades, memórias e narrativas através das mídias sociais digitais


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de História, Cultura Digital, Youtube, Memória, Tempo


PÁGINAS: 132
RESUMO:

A presente pesquisa foi desenvolvida a partir da reflexão acerca de elementos que, atualmente, compõem o ensino e aprendizagem de História a partir das mídias sociais digitais audiovisuais, inseridas em um contexto cultural fortemente marcado por experiências temporais a partir da emergência da chamada “era da conectividade”, caracterizada por uma profunda midiatização das práticas sociais e pela presença ubíqua das tecnologias digitais de informação e comunicação, modificando a forma como encaramos não apenas as temporalidades, mas também a mobilização dos saberes históricos, narrativas e memórias coletivas. O estudo parte da observação empírica de conteúdos audiovisuais voltados ao ensino de História em plataformas digitais, como YouTube, Instagram e TikTok, e discute como tais meios reformulam as formas de percepção e significação do tempo histórico, ancorando-se nos conceitos de presentismo, atualismo e deslocamentos temporais. Através da análise das videoaulas de curta e média duração e do trabalho dos professores de História que produzem conteúdo audiovisual nessas mídias digitais, o trabalho busca identificar práticas e discursos que apontam para a valorização de conteúdos sintéticos, acessíveis e objetivos, sobretudo entre estudantes do ensino básico. Essa tendência revela a consolidação de um regime de temporalidade voltado à “economia de tempo”, em que a noção de “suficiência de duração” emerge como critério de validação de conteúdos digitais, orientada menos por critérios pedagógicos tradicionais e mais pelas lógicas algorítmicas das plataformas. De igual maneira, a memória histórica se torna mais condicionada a partir do entretenimento, da pasteurização das narrativas e do conhecimento histórico. Tais conceitos são mobilizados para compreender como as formas de sociabilidade, consumo e produção de conhecimento nas redes sociais estão inseridas em um processo de midiatização profunda, no qual a historicidade é constantemente ressignificada pela lógica do espetáculo e da visibilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JULIANA ALVES DE ANDRADE
Interno - UIRAN GEBARA DA SILVA
Externo à Instituição - MATEUS PEREIRA
Externa à Instituição - SARA DIAS TRINDADE - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 10/07/2025 10:32
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