QUEM TEM MEDO DE FALAR DE GÊNERO? AS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DAS DISCUSSÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
gênero, ensino de história, decolonial
A educação do século XXI encontra-se em um novo contexto social e acaba nos trazendo diversos desafios da atualidade, desafios esses ligados a uma perspectiva colonial dos saberes. Consequentemente, toda a conjuntura política brasileira está marcada por ataques à democracia e à educação, marcando o retorno de práticas antidemocráticas, como podemos notar no contexto político das últimas eleições. Logo, o ensino de história tem sido um dos seus grandes alvos dentro do campo educacional, principalmente no que diz respeito aos estudos de gênero e antirracistas, o que nos faz pensar sobre a necessidade de novas abordagens para o ensino de história ligado a uma perspectiva decolonial, tendo em vista que a história contada hoje continua desvalorizando narrativas tidas como subalternas e exaltando o conhecimento do norte global. Em virtude disso, importante ressaltar que, o encontro entre gênero e ensino de história passa ora pelo pensamento plural democrático, ora pelo conservadorismo ao longo do tempo. Nossa pesquisa foca na Universidade de Pernambuco e nas possibilidades e dificuldades de abordar as relações de gênero na graduação.