MUITO ALÉM DO TEMPO: O QUE FALAM E PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO MUNICÍPIO DO MORENO- PE (2013-2023)
Ensino de História; Cultura Afro-brasileira; Lei 10.639-03; Decolonialidade; Educação Antirracista; Moreno – PE.
A seguinte pesquisa, em andamento, vinculada a linha de Ensino de História e Cultura Regional, tem como tema central o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no município do Moreno-PE, 20 anos depois à promulgação da Lei 10.639/03 e 10 anos após a Prefeitura do Moreno se ver obrigada a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por não está cumprindo a legislação. É dentro desse marco temporal, que utilizando da metodologia da Análise Documental e da História Oral, onde analisaremos os documentos produzidos pela Secretária de Educação Municipal, Leis criada a época, livros didáticos e paradidáticos comprados à época, plano de ação, além de entrevistar e colher os relatos dos docentes, gestores entre os anos de 2013 -2023. Com isso, buscaremos analisar os avanços e retrocessos na busca dessa reparação histórica que a lei traz e uma educação antirracista. É a partir da Ensino de História Afro-brasileira e Africana, do fazeres e saberes desse corpo de profissionais que entrevistamos, que buscaremos entender também se esses conteúdos abordados contemplam uma educação antirracista, deloconial e crítica aos conteúdos eurocêntricos, que é dominante nos conteúdos de História, que muitas vezes invisibiliza e inviabiliza as discussões acerca das minorias raciais no ambiente escolar.