VALORIZAR O PASSADO, OPERANDO NO PRESENTE: COMO O PATRIMÔNIO CULTURAL É CONSUMIDO NO ENSINO DE HISTÓRIA, NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CARUARU
História Local, Ensino de História e Patrimônio Cultural.
Esta pesquisa analisa como os professores de História têm trabalhado o patrimônio cultural, através do ensino de História, na modalidade do Ensino Médio nas escolas estaduais de Caruaru. A instituição escola é reconhecida pelo seu importante papel como mediadora da experiência com o passado, a memória e a história, como também por sua relevância na construção de narrativas e interpretação da realidade. Já os professores por serem os profissionais que por natureza de seu ofício, trabalham com a reflexão crítica da história, como também procuram fomentar a identidade social e a construção do pensamento científico no ambiente escolar e fora dele, trazendo o patrimônio cultural e a história local, através de seus ensinamentos e práticas, são os personagens principais dessa nossa investigação. A abordagem da História Local e a Educação Patrimonial tornam-se ferramentas, para estes professores - mesmo diante dos desafios e particularidades flutuantes do Ensino Médio -, na preparação de estudantes conhecedores de sua história, que valorizam sua memória e portanto se sentem pertencentes à cultura à qual estão inseridos.