O LUGAR DA HISTÓRIA LOCAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Livro didático. História Local. Ensino de História. Educação.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o ensino da história local representa uma estratégia efetiva para o desenvolvimento do pensamento histórico, enquanto o livro didático é um dos principais materiais de trabalho utilizados no cotidiano escolar. Haja vista que ao mesmo passo em que facilita a construção de identidades históricas, a história local aproxima professores e alunos, promovendo uma consciência crítica e cidadã. Contudo, nos últimos anos, o Brasil enfrentou conflitos políticos, sociais e ideológicos que impactaram diretamente na educação. A Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017, foi construída em um contexto de ruptura democrática e teve seu processo alterado por um novo governo. Como resultado, os editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) também foram ajustados para atender a essas mudanças. Dessa forma, os currículos e programas educacionais podem valorizar ou desvalorizar o ensino da história local, o que influencia sua visibilidade ou marginalização nos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas. Reconhecer o papel dos livros didáticos, como principal recurso didático nas escolas brasileiras, é essencial para entender sua influência no ensino da História Local. Considerando estes fatos, o presente estudo que está em andamento objetiva investigar como se dá a abordagem do ensino de história local nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental selecionados pelo PNLD dos anos anteriores e posteriores à BNCC. Para tanto, analisamos duas coleções da disciplina de História selecionadas pelo PNLD dos anos 2016 e 2023. A partir dessa investigação pretendemos compreender como as propostas curriculares da BNCC determinam a frequência e a maneira como as abordagens da história local surgem ao longo dos volumes das obras, bem como analisar as concepções de conhecimento histórico escolar que emergem das obras nos períodos pré e pós BNCC e como elas se articulam a abordagem e aos conteúdos de história local.