A HISTORIOGRAFIA DIDÁTICA:
Um estudo sobre “A República Contemporânea” em Armando Souto Maior (1965-1990)
Livro Didático; História do Brasil; Armando Souto Maior; História do Tempo Presente.
A presente dissertação busca analisar a História do Brasil no tempo presente na produção didática de Armando de Albuquerque Souto Maior, que foi uma figura intelectual nordestina notória durante as décadas de 1960 e 1990. Para que fosse possível a observação deste fenômeno, foi de fundamental importância nos restringir a análise do capítulo intitulado “A República Contemporânea” no livro didático História do Brasil: para o curso colegial e vestibulares de Souto Maior, datado em sua primeira edição do ano de 1965. Esse livro didático foi também um dos mais circulados durante e posteriormente ao contexto da Ditadura Militar (1964-1985). Devido a esse fato, foi mantido o recorte temporal da pesquisa de acordo com o ano do lançamento da primeira edição até o ano em que parou de ser distribuído (1965-1990). A pesquisa em sua fase inicial procurou destacar a produção de teses e dissertações sobre o que vem sendo discutido dentro dos programas de pós-graduação em História sobre a historiografia didática entre os anos de 2003 e 2023 em Pernambuco, para verificar a existência de estudos que trabalhem com o livro didático como um objeto cultural no espaço escolar. Dos resultados, a maior parte das produções se referem aos usos do livro didático voltados ao ensino de História do Brasil, explorando-o a partir de diversas temáticas utilizando o conceito de representação. Este estudo procurou se basear em autores da História Cultural como Roger Chartier com os conceitos de recepção e circulação. Para a metodologia de análise do livro didático utilizamos o círculo hermenêutico de Paul Ricoeur. E para as discussões sobre a historiografia didática e livros didáticos durante o regime militar no Brasil utilizamos clássicos como Alain Choppin, Circe Bittencourt, Kazumi Munakata, Décio Gatti Jr., Juliana Filgueiras, entre outros. Esse estudo tem a função de compreender como os livros didáticos permitem a observação do atravessamento da temporalidade da História Contemporânea contribuindo para o campo de investigação da História do Ensino de História durante o período do Regime Militar no Brasil.