Holocausto; Shoah; Memória; Testemunho; Ensino de História.
O objetivo central desta tese é pensar o impacto do testemunho na sala de aula, tendo como foco o testemunho de sobreviventes do Holocausto, defendemos que a valorização de múltiplas vozes como ferramenta de ensino é capaz de gerar a ampliação da visão de mundo e de reconhecimento da alteridade, no sentido do que coloca o filósofo Lévinas, mais do que respeitar o outro, é preciso ter responsabilidade por ele, e recoloca a empatia, aqui no sentido LaCapriano, na pesquisa histórica. Dividida em quatro partes, a tese se estrutura da seguinte forma: i. Discussão crítica do campo historiográfico, levando em consideração o impacto que a temática do Holocausto provocou na escrita da História, especialmente a partir do abalo, ou ampliação, da noção de representação; ii. No segundo momento, buscamos analisar a construção da categoria de testemunho inserida em seus contextos. Partindo do pressuposto que o testemunho é uma categoria social e politicamente construída, discutimos os momentos chave em que o sobrevivente de um evento traumático encontrou espaços para comunicar o vivido, ressaltando assim a estreita relação entre memória e esquecimento; iii. Na parte três, buscaremos encontrar os “índices comuns” e suas variações nas memórias de 2º e 3º geração, filhos e netos de sobreviventes da Shoah que vieram para o Brasil nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, o corpus documental, foi definido a partir do projeto “Milhões de vozes: testemunho, Shoah e o ensino de história do tempo presente”; iv. Por fim, objetivamos defender que o Ensino de História por meio das histórias de vida, isto é, a valorização da voz no trabalho cotidiano da sala de aula, em sua diversidade de conteúdos, completa “buracos” no ensino que a historiografia sozinha não dá conta e mantém a memória viva e em permanente construção. Esta tese tem como corpus documental, arquivos do YadVashem – museu israelense para memória do Holocausto, acervo do Museu do Holocausto de Curitiba, fontes de arquivo privado dos sujeitos entrevistados, os vídeos-animações produzidos no âmbito do Projeto Milhões de Vozes, e os formulários e entrevistas produzidas pela autora da pesquisa.