Banca de DEFESA: EMMANOEL ALEXANDRE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMMANOEL ALEXANDRE DA SILVA
DATA : 29/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal Rural de Pernambuco
TÍTULO:

Os “Meninos do Recife”: a representação da infância abandonada e desvalida
sob o olhar de Abelardo da Hora (1960-1963)


PALAVRAS-CHAVES:

Abelardo da Hora. Meninos do Recife. Desigualdade Social. 


PÁGINAS: 59
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é analisar a representação da série “Meninos do Recife”,
do artista plástico Abelardo da Hora da infância pobre e desvalida, isto é, o cenário
de vulnerabilidade social que crianças e adolescentes enfrentam em Recife na
década de 1960. Para tanto, primeiramente será contextualizado o cenário múltiplo
da cidade do Recife em que esses meninos viviam. Inclusive, a cidade, neste
período, entre seus avanços arquitetônicos, movimentos culturais, projeções de
modernização, mobilizações sociais, mudanças políticas e crescimento
demográfico, representa um capítulo de seu período republicano de verdadeira
efervescência histórica, política e sociocultural. Em seguida, será descrita a
trajetória política, cultural e profissional do artista plástico sob a premissa do ser
intelectual, a partir de diferentes cruzamentos em torno do conceito, mas, sobretudo,
na perspectiva de Gramsci (1991, 1995) e será analisada a produção e repercussão
da sua série, em Recife e no Brasil. Por último, serão feitas as análises do poema
de abertura da série e das 8 gravuras selecionadas. Escolhidas,
metodologicamente, pelo seu teor de representação (CHARTIER, 1990, 1991) da
infância pobre e desvalida, por que denunciam essas crianças nas mazelas sociais
da cidade do Recife, destacando, principalmente, a relação de ocupação, táticas,
estratégias e resistência dos meninos da cidade, além de compartilharem tons de
ludicidade da infância, apesar das violações vividas. Neste sentido, as gravuras
serão compreendidas a partir de sua dimensão simbólica e histórica e como elas
constroem consciência histórica a partir de uma educação estético-política
(GOMES, 2019) e do método iconológico (PANOFSKY, 1979). Dessa forma,
fundamentada na relação entre história, arte e política, a dissertação opera a partir
da História das Infâncias, trazendo uma perspectiva não-hegemônica e nem
adultocêntrica do ser e viver infância retratado nas telas do Abelardo da Hora.
Palavras-chave: Abelardo da Hora. Meninos do Recife. Desigualdade Social


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - HUMBERTO DA SILVA MIRANDA
Interna - JULIANA ALVES DE ANDRADE
Externo à Instituição - HELDER REMIGIO DE AMORIM - UNICAP
Notícia cadastrada em: 07/08/2024 09:48
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss12.producao-jboss12