A RECEPÇÃO DA ANTIGUIDADE NA ARTE MODERNA PERNAMBUCANA: O CASO DA OFICINA FRANCISCO BRENNAND
Arte; Brennand; Ensino; História Antiga.
O presente trabalho, tem o objetivo de analisar as produções artísticas de Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, exponente artista plástico pernambucano que em algumas de suas produções obteve como inspiração criacional os elementos do Egito Antigo. As obras: Ovo primordial (1968), Gatos gigantes (1979) Obelisco (1985) e Esfinges (1983) representam um claro caso de “reinterpretação ou reuso de traços da cultural do antigo Egito” intitulado por Margareth Bakos (2003, p.10) como egiptomania. Deste modo, pretendemos analisar e explicitar as obras de Francisco Brennand como um possível aporte metodológico para o ensino de História Antiga, mas especificamente do Egito Antigo. Ademais é inerente a necessidade de evidenciar o artista pelo legado arquitetônico por ele deixado na cidade do Recife e no mundo. Com um processo constitutivo rigoroso, iniciado pela escolha da jazida de argila até a queima, imprescindível para a singularidade das obras. Certamente, por ser um tema pouco estudado, o presente trabalho contribuirá para um campo historiográfico ainda em desenvolvimento.