DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A HISTÓRIA LOCAL E A BNCC: PERCURSOS DO CURRÍCULO DIVERSIFICADO NO ENSINO DE HISTÓRIA DO ESTADO DA PARAÍBA
BNCC. Currículo diversificado. História local. História nacional.
Nesta tese, pretende-se investigar o lugar da história local no currículo brasileiro, por meio dessa análise, entender de que maneira a chamada “parte diversificada” abre espaço para a história local, sobretudo, no contexto de manutenção do projeto de história nacional presente no currículo escolar através da BNCC. Para tanto, observaremos como se formou na historiografia brasileira o discurso da história nacional, regional e local, além disso, será analisado também, como o discurso da história nacional se tornou hegemônico no país. Será refletido em perspectiva histórica, os motivos para a escolha por um currículo nacional comum com uma parte diversificada, e como ele foi sendo fortalecido após a constituição de 1988. Assim, serão fruto de análise as leis, os pareceres e os decretos educacionais a nível nacional e do estado da Paraíba, focamos também nos livros didáticos que possuem a história do estado. Do ponto de vista metodológico, utilizaremos a análise do discurso proposta por Laclau e Mouffe, a fim de compreender como o discurso do currículo comum e da história nacional se tornou predominante na educação escolar brasileira. Para sustentar nossa tese, partimos da hipótese de que a escolha por um currículo comum beneficia a história nacional no currículo escolar e desloca a história local para a sua parte diversificada, o que torna o currículo diversificado o lugar da história local. Embora concordemos que o lugar da história local seja no currículo diversificado, neste trabalho, tentaremos mostrar que, a extensão de conteúdos da BNCC somado à falta de interesse dos sistemas educacionais de implementar a parte diversificada e incentivar os professores a trabalharem com a história local revela os maiores desafios enfrentados pelos professores que se propõem trabalhar com a história local em sala de aula.