UMA ESTÉTICA POLÍTICA DOS PATRIMÔNIOS: REMINISCÊNCIAS DO MUNDO UNDERGROUND (1980- 1992)
UNDERGROUND; memórias; Paraíba
Pesquisar, explorar e narrar as memórias e a evolução de uma subjetividade específica, enquanto se delineava um espaço musical e estético no Nordeste que estava conectado, especialmente em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, durante a transição democrática do país e da região, constituiu um desafio significativo e, ao mesmo tempo, enriquecedor. Isso ocorreu, entre outras razões, porque nosso método partiu da recusa do uso da história oral apenas como um instrumento de recuperação do passado, como se as memórias já carregassem em si mesmas uma autenticidade e veracidade legitimadas pelo que dizem os documentos escritos e outros. Nosso objetivo foi mais do que simplesmente registrar as vozes daqueles sem visibilidade e dizibilidade; foi também assegurar que esses depoimentos não dominassem a pesquisa nem sufocassem a análise. Buscamos desenvolver um método de pesquisa que constantemente modificava e subvertia os depoimentos para extrair das memórias aquilo que era valioso e relevante para a pesquisa.