Desafios e enfrentamentos na formação de professores de História na EAD: a experiência da UFRPE (2009-2014)
Educação a Distância; Licenciatura em História; Formação de Professores; Cultura Digital; Políticas Educacionais.
A pesquisa teve como objetivo analisar o processo de implantação da licenciatura em História, modalidade a distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no período de 2009 a 2014. Este estudo enfocou o lugar das tecnologias digitais e do trabalho docente nas políticas educacionais para a Educação a Distância (EaD), na política institucional da UFRPE e na estruturação didático-pedagógica do curso de História. O período circunscrito da pesquisa contempla o ano de aprovação da primeira oferta do curso e o processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação. Como fontes, utilizamos como as entrevistas com egressos e professores do curso, leis, portarias, decretos, resoluções, relatórios, projeto pedagógico de curso, dentre outros documentos institucionais. O exame documental foi auxiliado pela interlocução entre as concepções teórico-metodológicas da ciência histórica e de outros campos do conhecimento, em especial da Sociologia, da Educação e da Linguagem. Escolhemos os conceitos de racionalidade técnica e diálogo como chaves para explorar o objeto de estudo. Para embasar teoricamente a pesquisa, construímos um arcabouço teórico interdisciplinar fundamentado, em pesquisadores como Nicolau Sevcenco (2001), Roger Chartier (1999; 2002), Eucídio Arruda (2015; 2016; 2018), Herbert Marcuse (1982), Paulo Freire (1986; 1997; 2000; 2011; 2014; 2019), Henry Giroux (1986; 1987), Margarida Dias de Oliveira (2003; 2008; 2019), Marieta de Moraes Ferreira (2014; 2019), Anita Lucchesi (2019; 2020), Selva Guimarães, Daniel Mill (2010; 2014; 2018; 2020), Eni Orlandi (2007; 2015), entre outros estudiosos. Transitar por diferentes áreas de saber possibilitou examinar a formação de professores de História na EaD, em particular na UFRPE, de modo a abranger as dimensões legais, institucionais e pedagógicas envolvidas