Banca de DEFESA: LUCIENE SANTOS PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIENE SANTOS PEREIRA DA SILVA
DATA : 17/04/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Desafios e enfrentamentos na formação de professores de História na EAD: a experiência da UFRPE (2009-2014)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação a Distância; Licenciatura em História; Formação de Professores; Cultura Digital; Políticas Educacionais.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A pesquisa teve como objetivo analisar o processo de implantação da licenciatura em História, modalidade a distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no período de 2009 a 2014. Este estudo enfocou o lugar das tecnologias digitais e do trabalho docente nas políticas educacionais para a Educação a Distância (EaD), na política institucional da UFRPE e na estruturação didático-pedagógica do curso de História. O período circunscrito da pesquisa contempla o ano de aprovação da primeira oferta do curso e o processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação. Como fontes, utilizamos como as entrevistas com egressos e professores do curso, leis, portarias, decretos, resoluções, relatórios, projeto pedagógico de curso, dentre outros documentos institucionais. O exame documental foi auxiliado pela interlocução entre as concepções teórico-metodológicas da ciência histórica e de outros campos do conhecimento, em especial da Sociologia, da Educação e da Linguagem. Escolhemos os conceitos de racionalidade técnica e diálogo como chaves para explorar o objeto de estudo. Para embasar teoricamente a pesquisa, construímos um arcabouço teórico interdisciplinar fundamentado, em pesquisadores como Nicolau Sevcenco (2001), Roger Chartier (1999; 2002),  Eucídio Arruda (2015; 2016; 2018),  Herbert Marcuse (1982), Paulo Freire (1986; 1997; 2000; 2011; 2014; 2019), Henry Giroux (1986; 1987), Margarida Dias de Oliveira (2003; 2008; 2019), Marieta de Moraes Ferreira (2014; 2019), Anita Lucchesi  (2019; 2020), Selva Guimarães, Daniel Mill (2010; 2014; 2018; 2020), Eni Orlandi (2007; 2015), entre outros estudiosos. Transitar por diferentes áreas de saber possibilitou examinar a formação de professores de História na EaD, em particular na UFRPE, de modo a abranger as dimensões legais, institucionais e pedagógicas envolvidas


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.485.504-** - AUGUSTO CÉSAR ACIOLY PAZ SILVA - NÃO INFORMADO
Interna - GISELDA BRITO SILVA
Interno - HUMBERTO DA SILVA MIRANDA
Externa ao Programa - 1551664 - MARTA MARGARIDA DE ANDRADE LIMA - UFRPEExterno à Instituição - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA - UFCG
Externa à Instituição - SANDRA SIMONE MORAES DE ARAÚJO - UPE
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 09:34
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss04.producao-jboss04