O ESTUDO DE MITO E CURRÍCULO DE HISTÓRIA - ANÁLISE E NARRATIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA MEDITERRÂNEA NO BRASIL E EM PERNAMBUCO.
História Antiga, Mito, Currículo, Consciência Histórica, Cultura Histórica
Este projeto busca estabelecer as bases iniciais para a pesquisa sobre o Ensino de História Antiga junto à Universidade Federal Rural de Pernambuco e ao Programa de Pós-Graduação em História. Busca-se por meio desse estudo investigar os saberes ligados à Antiguidade de forma refletir sobre os processos de exame e problematização da cultura histórica e elaboração da consciência histórica. Tal investigação focar-se-á na investigação dos processos de percepção e conceptualização em contexto escolar do recorte do passado denominado Antiguidade, a saber: suas temporalidades e espacialidades, das trocas culturais e das construções identitárias, das formas de dominação e de reprodução das condições existência, das relações com o sagrado, das formulações políticas e éticas (alguns destes itens tendo grande impacto em formulações posteriores). Tendo estas questões com pressuposto que esta proposta alinhou três eixos de investigação que podem encaminhar possíveis pesquisas relacionadas ao Ensino de História Antiga. A primeira categoria de temas engloba alguns conceitos estruturadores dos saberes históricos, como os acima mencionados, que dialogam com os objetos e problemas associados à Antiguidade. A segunda categoria engloba o desenvolvimento de linguagens ligadas ao Ensino de História. Por fim, a terceira categoria estaria voltada para a compreensão mais geral das apropriações da Antiguidade no contexto da cultura histórica local ou regional. A investigação a partir destes três eixos servirá de base para avaliar em algum grau as particularidades da apropriação nacional, regional ou local da Antiguidade. Isto é, a sala de aula, porém, é um ambiente privilegiado, embora não o único, para a observação da originalidade das representações da Antiguidade no contexto da cultura histórica brasileira. Também permitirá observar o potencial de uso de diferentes linguagens e representações da Antiguidade e o desenvolvimento das competências e habilidades associadas no contexto escolar.