Ensino de História e Debates Contemporâneos: O Campo de Estudos de Gênero no Currículo de Formação Inicial Docente em Pernambuco
Palavras-chave: Gênero. Currículo. Ensino de história. Formação docente.
Esta pesquisa, ainda em desenvolvimento, está vinculada ao curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na linha Ensino de História e Cultura Regional. Seu objetivo visa compreender como o campo de estudos de gênero tem se configurado no currículo de formação inicial docente, a partir de cursos de Licenciatura em História no estado de Pernambuco. A proposta é observar a formação inicial docente na área de história, através de análises cuidadosas dos currículos dos cursos de licenciatura, no que se refere ao campo de estudos de gênero, buscando compreender como este se configura no processo de formação inicial de futuras/os professoras/es atualmente. O intuito é de compreender “se” e “como” os estudos de gênero aparecem, quais as lentes, em que momento é pontuado, se emerge de forma transversal ou disciplinar, ou seja, como se estrutura no currículo através da compreensão das forças, disputas e estratégias de inclusão / exclusão. Como locus, foram escolhidas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ambas instituições com significativo reconhecimento acadêmico, com programas de pós-graduação consolidados e relevante contribuição para a formação de professoras/es de história. Referente às fontes, serão utilizados documentos como legislações e políticas educacionais, matrizes, perfis e ementas de componentes curriculares, entrevistas semiestruturadas e questionários. Como categorias de análise foi feita a opção pelo uso de gênero e currículo. Para análise de dados, a intenção é fazer uso de uma abordagem teórico-metodológica transdisciplinar que estuda linguagens em sociedades contemporâneas, a Análise de Discurso Crítica (ADC).