HOMENS DE ARMAS E DE NEGÓCIOS: CRISTÃOS-NOVOS MERCADORES NAS GUERRAS DE CONQUISTA DA PARAÍBA E SERGIPE D’EL REI (1585 – 1590)
Homens de Negócio; Conquista Territorial; História Militar
No século XVI, a expansão ultramarina ibérica acompanhou elementos relacionados à violência presente na interseção entre as guerras de conquista e o comércio. Não raro, agentes mercantis atuantes nessa interseção serviram como homens de armas e de negócios, visando penetrar nos espaços de além-mar, garantir suas posições em determinado circuito ou auferir lucros e bens materiais, provenientes dos espólios dos conflitos. Essas e outras características inerentes ao momento direcionaram essa pesquisa à intenção de compreender aspectos referentes à participação dos agentes mercantis nos contingentes de conquista, para o estabelecimento das capitanias da Paraíba (1585) e Sergipe (1590), através da trajetória de mercadores cristãos-novos vinculados às redes comerciais ultramarinas, que fizeram parte da gente de guerra desses confrontos. Seguindo o fio dos destinos individuais desses sujeitos, mediante os rastros que seus nomes deixaram na documentação do Santo Ofício e nas fontes referentes a essas campanhas, acredita-se ser possível analisar seus interesses, articulações, participações e butins, para melhor compreender a maneira como foram inseridos, como atuaram nesses processos e a relação estabelecida pelos sujeitos com os territórios, no rescaldo das conquistas.