Formação de Professores de História na Educação a Distância: Condições de Implementação do Curso da Universidade Federal Rural De Pernambuco (2009-2015).
Educação a Distância; Licenciatura em História; Formação de Professores; Cultura Digital; Políticas Educacionais.
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo geral analisar a implantação do curso de Licenciatura em História a distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no período circunscrito entre 2009 e 2015. O enfoque foi dado nas interações entre práticas que se realizaram no curso, nas demandas da formação do professor-historiador, no contexto da cultura digital, e nas condições dadas às instituições públicas federais de ensino superior, cujas ofertadas dependem do suporte financeiro da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Pensadores de diferentes áreas de saber contribuíram para o estudo, a exemplo de Pierre Levy (1999; 2015), Manuel Castells (1999; 2003; 2013), Nicolau Sevcenco (2001), Paulo Freire e Roger Chartier (1999; 2002). Para atender ao nosso objetivo, examinamos fontes orais, produzidas a partir de entrevistas realizadas com docentes e discentes da primeira turma do curso, e de fontes escritas, tais como o Projeto Pedagógico do Curso e a legislação educacional, notadamente àquela voltada para Educação a Distância. Entendemos que a pesquisa colaborou para ampliar os estudos na área de formação inicial de professores de História, em diálogo com a cultura digital, com base em reflexões que contemplaram demandas e questões contemporâneas da educação e as especificidades da área.