Literatura de Autoria Feminina nas Provas do Vestibular COVEST-PE (1996 – 2013): uma questão de cânone
COVEST-PE, Gênero, Cânone, Políticas de Educação.
O presente estudo se debruçou a analisar as provas de Literatura da Segunda Fase do
Vestibular COVEST-PE, entre os anos de 1996 e 2013. A proposta visa levantar a
presença da Literatura de Autoria Feminina na documentação selecionada, traçando um
paralelo a debates teóricos que se dividem entre estudo de políticas públicas para a
educação (LESSA, 2012); (GALIAN, 2014); (SAVIANI, 1999); (BOURDIEU;
PASSERON, 1992), debates de gênero, acesso das mulheres a espaços de instrução e
produção literária (DUARTE, 2003); (HOLLANDA, 1992); (SILVA, 2015); (BRITO,
2010); (SILVA, 2018); (SCOTT, 1995); cânone e as dinâmicas deste na sociedade
brasileira (MUZART, 1995); (CAIRO, 2001); (FREITAS, 2008); (CANDIDO, 1997).
A análise metodológica engloba um cruzamento de fontes que têm como foco
desenvolver uma análise comparativa dos resultados encontrados, incluindo a
construção de quadros e discussões complementares as provas. Entre estes foram
observados jornais, livros e manual do vestibular, esses que confirmam o resultado geral
do trabalho. Fora visto que em termos gerais essas provas representam um cânone
literário que é essencialmente masculino, branco e de determinado grupo social