Teatro Grego na escola: ferramenta didática para análise das vivências religiosas politeístas gregas e de matrizes africanas
História, Teatro Grego, Religião, Ensino.
A elaboração desta pesquisa aspira a entender a possibilidade de enaltecer o espírito crítico e investigativo do indivíduo em contexto escolar, contribuindo para a dinâmica do profissional de História em suas aulas. A análise partiu da constatação da distância do espaço temporal dos discentes para com a religião grega, associando também esse distanciamento às religiões de matrizes africanas. Com base nisso buscamos através do teatro grego uma possibilidade pedagógica para se trabalhar de forma ampla a temática de religião, tornando assim um ambiente propício para a pluralidade religiosa, respeito e tolerância. A utilização da peça grega teatral do tragediógrafo Eurípedes será um elo entre o conhecimento, a atualidade e o passado, proporcionando aos estudantes a visão de um recorte específico da religião e religiosidade grega no séc. IV e V A.E.C.. Além da peça grega também utilizaremos livros que retratam os mitos das religiões de matrizes africanas, para fins de uma análise comparada entre ambas as religiões politeístas e a forma como são interpretadas dentro do ambiente escolar. Concomitantemente, serão ensejadas reflexões com o propósito de exercitar a leitura, a interdisciplinaridade, bem como compreender e interpretar os fatores relacionados e estudados dentro dos contextos históricos da peça. O teatro Grego também possibilita despertar nos indivíduos a busca pelo conhecimento, bem como fortificar a construção do saber desconstruindo a visão de uma religião a parte de nossa cultura.