DECOLONIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: A AUSÊNCIA ESTERIÓTIPOS DAS MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
PALAVRAS-CHAVE: Mulheres Negras. Decolonialidade. Livro Didático. Ensino de História.
A pesquisa apresentada aborda um dos grandes problemas encontrados nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental: a ausência das mulheres negras nos materiais didáticos. Essa ausência faz parte do processo de colonialidade, contribuindo para o silenciamento e exclusões de histórias protagonizadas por essas mulheres. Por meio desta pesquisa, visamos analisar a ausência dessas mulheres negras nesses materiais didáticos a partir de três coleções diferentes de livros, sendo elas Teláris História, Ético e Sistema Positivo de Ensino, utilizadas atualmente em salas de aula e referentes ao 9° ano do Ensino Fundamental. Em seguida pesquisaremos histórias protagonizadas por estas mulheres negras de Pernambuco para abordar como essas histórias podem ser utilizadas em sala de aula e no ensino de História. Nossa proposta é trazer uma perspectiva decolonial para o ensino de História baseadas em discussões trazidas por Catherine Walsh (2019), Aníbal Quijano (2009), María Lugones (2008), Nilma Lino Gomes (2018) e Vera Maria Candau (2020) são fundamentais para nossa pesquisa.