OS MUSEUS VIRTUAIS COMO MÉTODO ATIVO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DO PAÇO DO FREVO
Palavras-chave: Ensino de História. Museus Virtuais. Tecnologias Digitais.
A seguinte pesquisa, em andamento, vinculada a linha Ensino de História e Cultura Regional, tem como objetivo geral analisar as contribuições que visitações a Museus Virtuais podem desencadear no processo de ensino-aprendizagem em história, nos anos finais do ensino fundamental, considerando as plataformas digitais tendo como orientação a interdisciplinaridade, enquanto dimensão teórico-metodológica para o ensino de História. Neste sentido, como procedimento metodológico, foi realizado, inicialmente, uma revisão historiográfica orientada por livros e artigos que discutem a relação entre o Ensino de História, as Tecnologias Digitais na sala de aula, Museus Virtuais, Educação Patrimonial e a Interdisciplinaridade de espaços formais e não formais de ensino. Após, este primeiro processo realizamos o momento prático da pesquisa, que aconteceu a partir da coleta de dados, a fim de, possibilitar uma melhor compreensão ocorreu em duas etapas, a primeira delas, com a investigação ocorrida no espaço não formal de ensino, que é o museu Paço do Frevo, através de entrevista semiestruturada com o setor educativo e, posteriormente, análise de gravações do Abre-salas. Já no segundo momento, realizamos a visita a escola de referência em ensino fundamental, onde foi realizado entrevista semiestruturada com docentes em História e a aplicabilidade de uma aula oficina aos discentes, a fim de testar as concepções provocadas diante do uso de um museu virtual vinculado em aulas de História. Com a análise da fundamentação teórica e com a ordenação das informações dos dados coletados, será possível tornar mais claro e compreensível de que forma a utilização de museus virtuais em aulas de História, promovem formas de aprender este componente curricular, ao mesmo tempo em que nos ajudará a pensar e problematizar a relação entre ensino-espaços museais e aprendizagem no campo da História.