Banca de QUALIFICAÇÃO: ALVANIR IVANEIDE ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALVANIR IVANEIDE ALVES DA SILVA
DATA : 30/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO:

OS MUSEUS VIRTUAIS COMO MÉTODO ATIVO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DO PAÇO DO FREVO

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Palavras-chave: Ensino de História. Museus Virtuais. Tecnologias Digitais. 


PÁGINAS: 96
RESUMO:

A seguinte pesquisa, em andamento, vinculada a linha Ensino de História e Cultura Regional, tem como objetivo geral analisar as contribuições que visitações a Museus Virtuais podem desencadear no processo de ensino-aprendizagem em história, nos anos finais do ensino fundamental, considerando as plataformas digitais tendo como orientação a interdisciplinaridade, enquanto dimensão teórico-metodológica para o ensino de História. Neste sentido, como procedimento metodológico, foi realizado, inicialmente, uma revisão historiográfica orientada por livros e artigos que discutem a relação entre o Ensino de História, as Tecnologias Digitais na sala de aula, Museus Virtuais, Educação Patrimonial e a Interdisciplinaridade de espaços formais e não formais de ensino. Após, este primeiro processo realizamos o momento prático da pesquisa, que aconteceu a partir da coleta de dados, a fim de, possibilitar uma melhor compreensão ocorreu em duas etapas, a primeira delas, com a investigação ocorrida no espaço não formal de ensino, que é o museu Paço do Frevo, através de entrevista semiestruturada com o setor educativo e, posteriormente, análise de gravações do Abre-salas. Já no segundo momento, realizamos a visita a escola de referência em ensino fundamental, onde foi realizado entrevista semiestruturada com docentes em História e a aplicabilidade de uma aula oficina aos discentes, a fim de testar as concepções provocadas diante do uso de um museu virtual vinculado em aulas de História. Com a análise da fundamentação teórica e com a ordenação das informações dos dados coletados, será possível tornar mais claro e compreensível de que forma a utilização de museus virtuais em aulas de História, promovem formas de aprender este componente curricular, ao mesmo tempo em que nos ajudará a pensar e problematizar a relação entre ensino-espaços museais e aprendizagem no campo da História.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.485.504-** - AUGUSTO CÉSAR ACIOLY PAZ SILVA - NÃO INFORMADO
Interna - JULIANA ALVES DE ANDRADE
Externo à Instituição - ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR - UFPE
Notícia cadastrada em: 02/10/2023 11:02
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