Banca de DEFESA: CAMILA SANTOS TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA SANTOS TEIXEIRA
DATA : 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Recife - PE
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS  SOBRE PARÂMETROS BIOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS DE Neoleucinodes elegantalis (GUENÉE) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE) E EM Trichogramma pretiosum RILEY (HYMENOPTERA: TRICHOGRAMMATIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

tomate, fisiologia, parasitoide, broca-pequena-do-tomate, curva resposta.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

O controle químico é o método preferencialmente utilizado na praga chave do tomateiro Neoleucinodes elegantalis, contudo sua eficiência não tem sido satisfatória e seu uso indiscriminado tem ocasionado aumento dos custos de produção. Os óleos essenciais surgem como alternativa promissora, e sua associação ao controle biológico, a exemplo da utilização do parasitoide Trichogramma pretiosum, pode potencializar seus resultados, sendo uma opção a ser considerada. Assim, essa pesquisa objetivou analisar os efeitos dos óleos de Origanum majorana e Copaifera officinalis sobre a fisiologia de N. elegantalis por meio da histologia e histoquímica das gônadas comparando com produtos formulados comerciais (azadiractina e deltametrina) e o efeito da associação dos óleos essenciais de Amyris balsamifera e Pelargonium graveolens com T. pretiosum, por meio da biologia e resposta funcional e sua toxicidade à praga, em comparação com os produtos formulados azadiractina e deltametrina, além de fazer a cromatografia dos referidos óleos. Todos os óleos testados apresentaram-se majoritariamente constituídos por terpenos. O óleo de O. majorana, apresentou maior toxicidade comparado a C. officinalis e demonstrou melhor desempenho por alterar parâmetros importantes na fisiologia e histoquímica das gônadas desta praga, ocasionando nos ovaríolos, redução de vitelo e de proteínas totais; e nos testículos, redução de esperma, carboidratos e proteínas. Para a associação dos métodos, o óleo de P. graveolens com o T. pretiosum, foi o que apresentou melhor resultado, com maior toxicidade a praga. Para o parasitoide, este óleo apresentou-se, quanto a seletividade, como levemente nocivo, não comprometendo sua performance, além de promover uma resposta funcional do tipo II. Com isso, a utilização de óleos bem como sua associação com T. pretiosum no controle de N. elegantalis, torna-se uma interessante ferramenta em programas de MIP, desde que sejam observadas as particularidades que norteiam esta interação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VALERIA WANDERLEY TEIXEIRA
Externo à Instituição - ANDREZO ADENILTON SANTOS
Externa à Instituição - Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro - UFPE
Externa à Instituição - GLAUCILANE DOS SANTOS CRUZ - UFRPE
Externo à Instituição - JOSÉ WAGNER DA SILVA MELO - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/01/2024 09:51
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2026 - UFRN - producao-jboss06.producao-jboss06