SIGNIFICADOS DE CIÊNCIA E ARTE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES E PROFESSORES COMO FENÔMENO SITUADO
Fenomenologia. Ciência e Arte. Construção de significados. Ensino-aprendizagem.
Este trabalho aborda as relações que se estabelecem entre ensino de ciências e arte, na perspectiva dos estudantes matriculados no componente curricular Science and Art de uma instituição de ensino superior do estado de Pernambuco. Optamos por um método de pesquisa qualitativa de matriz fenomenológica, a partir do fenômeno situado. Essa abordagem objetiva captar, através das descrições das experiências vividas, a essência do fenômeno buscado. É nesse cenário que esse projeto de pesquisa se insere e aqui buscamos interrogar fenomenologicamente: quais significados são atribuídos à relação entre ciência e arte, a partir das experiências de estudantes e professores que vivenciam o componente curricular Science and Art? A busca por significados entre Ensino de Ciências e Arte nos conduziu à construção do objetivo geral: compreender os significados da relação entre ciência e arte atribuídos pelos sujeitos que vivenciam o componente curricular Science and Art.