Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RENATO DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ RENATO DOS SANTOS SILVA
DATA : 22/08/2025
HORA: 13:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

 

 

Aprendizagem Baseada na Simulação: uma prática docente reflexiva na formação inicial de professores de Física.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Aprendizagem Baseada em Simulação, formação teórico-prática, professor reflexivo.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

 

Este projeto de pesquisa propõe investigar como um percurso formativo fundamentado na Aprendizagem Baseada em Simulação (ABS) pode promover a reflexão e contribuir para o desenvolvimento da prática docente na formação inicial de professores de Física. A pesquisa parte da problemática da histórica dicotomia entre teoria e prática nos cursos de licenciatura e propõe a ABS como uma metodologia ativa com potencial para aproximar a formação universitária dos desafios reais da escola e da sala de aula. O referencial teórico desta investigação estrutura-se em três eixos. O primeiro discute o conceito de prática docente, a partir das contribuições de Franco (2021), Gatti (2020) e Tardif (2020) para compreendê-la como uma atividade complexa, situada e construída através de saberes plurais. Em seguida, é desenvolvido o conceito de professor reflexivo com base em Schön (1983; 2003), Zeichner (1993; 2008) e Alarcão (2022), abrangendo as concepções de reflexividade que contemplam a dimensão individual, a institucional e político-social da ação docente. Por fim, o terceiro eixo apresenta e discute a própria Aprendizagem Baseada em Simulação (ABS), com foco no modelo de simulação clínica adaptado à formação de professores proposto por Dotger (2013) e nas suas implementações mais recentes por Levin e colaboradores (2020; 2023). A metodologia da pesquisa assume uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O desenho se desenvolve nas seguintes fases: inicialmente, a partir da análise de um questionário aplicado a professores de Física que atuam na educação básica, serão construídos os cenários de simulação, os guias de reflexão, o(s) protocolo(s) do(s) indivíduo(s) padronizado(s) e o protocolo dos licenciandos participantes. Posteriormente, desenvolver-se-á o treinamento do(s) monitor(es) que atuarão como indivíduo(s) padronizado(s) da simulação. Em seguida, será realizada uma oficina formativa em quatro encontros com a participação de cinco licenciandos em Física, que vivenciarão o seguinte processo da simulação: leitura do protocolo e atuação; debriefing imediato; análise da gravação da simulação com registro em diário; e discussão, análise e reflexão coletiva. A proposta envolverá a produção de dados qualitativos e quantitativos. Os dados qualitativos serão produzidos por meio do questionário inicial aplicado aos professores de física, das videogravações das interações na simulação, nas sessões de debriefing, nos diários de reflexão produzidos pelos participantes e nos grupos focais. Os dados obtidos nos questionários dos professores serão analisados por meio da análise temática de conteúdo, já a análise do corpus produzido durante a oficina será conduzida por meio de ciclos recursivos de unitarização, categorização e captação do novos emergentes e produção de metatexto, etapas constitutivas do processo de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016), com categorização à posteriori, organizada em software especializado em análise qualitativa. A validação da análise será construída com a triangulação das seguintes fontes: a prática observada, a fala imediata, os textos dos diários de reflexão e os textos da reflexão em grupo. Por fim, os dados quantitativos serão produzidos através de questionário Likert aplicado aos participantes da oficina que serão analisados através de estatística descritiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.118.734-** - IVONEIDE MENDES DA SILVA - UFRPE
Interna - HELAINE SIVINI FERREIRA
Externo à Instituição - DAVID GADELHA DA COSTA - UFAL
Externa à Instituição - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES - UFPE
Notícia cadastrada em: 29/07/2025 15:08
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss10.producao-jboss10