Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA SILVA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA SILVA DE ALBUQUERQUE
DATA : 24/07/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

ABORDAGEM DIDÁTICA DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES (AS) DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação escolar. Matemática. Abordagem didática da avaliação. Lógica avaliativa. Episódios avaliativos.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas avaliativas em matemática de professoras(es) do sexto ano do ensino fundamental. A pesquisa apoia-se no quadro teórico da abordagem didática da avaliação em matemática. Este quadro articula dois eixos de análise das práticas de avaliação em matemática, um centrado nos episódios avaliativos propostos aos alunos e outro estruturado pela lógica avaliativa dos professores. A metodologia da pesquisa, em torno da produção de dados sobre os episódios avaliativos, será desenvolvida a partir de observação de classe e videogravação; visando a análise dos momentos de avaliação, das tarefas avaliativas, da gestão (tipo de regulação) e do contrato didático de avaliação. Para o estudo da lógica avaliativa, por meio de entrevistas, buscaremos analisar: a concepção dos documentos avaliativos, o julgamento profissional e didático em avaliação e as atribuições de notas (notação) pelos (as) professores (as).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ELISANGELA BASTOS DE MELO ESPINDOLA
Interno - VLADIMIR LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE
Externa à Instituição - MARIANA MORAN BARROSO - UEM
Externa à Instituição - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/07/2025 14:05
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss01.producao-jboss01