ABORDAGEM DIDÁTICA DA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES (AS) DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação escolar. Matemática. Abordagem didática da avaliação. Lógica avaliativa. Episódios avaliativos.
Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas avaliativas em matemática de professoras(es) do sexto ano do ensino fundamental. A pesquisa apoia-se no quadro teórico da abordagem didática da avaliação em matemática. Este quadro articula dois eixos de análise das práticas de avaliação em matemática, um centrado nos episódios avaliativos propostos aos alunos e outro estruturado pela lógica avaliativa dos professores. A metodologia da pesquisa, em torno da produção de dados sobre os episódios avaliativos, será desenvolvida a partir de observação de classe e videogravação; visando a análise dos momentos de avaliação, das tarefas avaliativas, da gestão (tipo de regulação) e do contrato didático de avaliação. Para o estudo da lógica avaliativa, por meio de entrevistas, buscaremos analisar: a concepção dos documentos avaliativos, o julgamento profissional e didático em avaliação e as atribuições de notas (notação) pelos (as) professores (as).