CORES QUE SE CONFUNDEM: A LEISHMANIOSE VISCERAL E SUA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM UM CONTEXTO MULTICULTURAL NO SERTÃO PERNAMBUCANO
Doenças de Populações Negligenciadas; Uma Só Saúde;
Interculturalidade; Educação para Saúde.
Esta tese tem como objetivo analisar a contribuição da Uma Só Saúde quanto a um
ensino intercultural para o enfrentamento à Leishmaniose Visceral, no contexto cultural
dos estudantes inseridos no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
Participa desta pesquisa o IFSertãoPE, campus Salgueiro, as comunidades indígenas
Atikum de Salgueiro-PE e Truká de Cabrobó-PE, o quilombo Conceição das Crioulas de
Salgueiro-PE, uma comunidade rural do município de Terra Nova-PE e região urbana
de Salgueiro-PE. Desta forma, foram traçados quatro eixos metodológicos principais: 1)
Investigar os casos de pessoas acometidas pelas Doenças de Populações Negligenciadas
(DPNs) nas secretarias de saúde e nas comunidades, bem como o desenvolvimento de
ações que visem o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento; 2) Compreender o
ensino das DPNs em escolas de ensino fundamental (anos finais das comunidades); 3)
Analisar o ensino das DPNs no IFSertãoPE; 4) Analisar como a abordagem “Uma Só
Saúde” pode contribuir na formação intercultural dos estudantes e em suas comunidades
para o enfrentamento às DPNs a partir de uma ação a ser desenvolvida. Nesses
municípios serão consultados moradores, agentes e secretarias de saúde, assim como o
currículo escolar e professores de Ciências que atuam nos anos finais, professores e
estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do
IFSertãoPE, campus Salgueiro. Os instrumentos de coleta de dados serão entrevistas
abertas e pesquisa documental à luz dos referenciais teóricos, a saber:
multiculturalismo, proposto por Candau (2013), Uma Só Saúde e Doenças de
Populações Negligenciadas (DPNs). Como resultados preliminares, foram analisados o
Projeto Político Pedagógico das escolas de ensino fundamental, anos finais, das
comunidades foco deste estudo, além do Projeto Pedagógico de Curso do curso Técnico
em Agropecuária, integrado ao ensino médio do IFSertãoPE, campus Salgueiro.
Constatamos que o conceito de saúde é pouco trazido ou ausente do currículo das
instituições de ensino. Quando presentes, os currículos apresentam uma abordagem
biomédica e comportamentalista de saúde. Os currículos das escolas indígenas e
quilombolas apresentam tanto as abordagens citadas anteriormente, como também uma
abordagem socioecológica, ao considerar os aspectos da natureza, do ser humano,
psicológicos e sociais. Em paralelo, apenas os currículos das escolas indígenas e do
quilombo trabalham os conceitos de multiculturalismo e interculturalidade, mas
nenhuma escola estabelece relação entre esses conceitos e a saúde. Quanto às DPNs,
apenas o currículo da escola indígena Atikum apresenta a necessidade de projetos de
combate aos mosquitos Aedes aegypti, contudo, ainda não se conhece quais projetos a
escola tem desenvolvido e sua relação com os nossos referenciais teóricos. Dessa forma,
mostra-se a necessidade dos currículos em pensar uma estrutura intercultural, em uma
perspectiva crítica, para a promoção da saúde, sobretudo relacionados às DPNs. O
currículo das escolas das comunidades tradicionais, podem contribuir com o das outras
instituições de ensino para o desenvolvimento de um currículo intercultural,
principalmente para o IFSertãoPE, onde possui diferentes estudantes das diferentes
comunidades mencionadas, egressos de suas escolas de ensino fundamental anos finais.