CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: INVESTIGANDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Ensino de Ciências. Formação de professores. Educação CTS. Alfabetização científica.
O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas vivenciadas no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) por licenciandos de Ciências Biológicas de Instituições Públicas de Ensino Superior, favorecendo um ensino baseado na investigação para uma educação científica. A formação inicial de professores deve promover a aproximação entre educação superior e básica, como faz o PIBID, favorecendo a articulação entre teoria e prática, possibilitando a construção do perfil docente e contribuição para uma educação de qualidade. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema na última década para compreender como está sendo estudado. Análise dos relatórios finais, dos anos de 2022 à 2024 (edital passado) e, posteriormente, será realizado nos relatórios parciais (atuais) de participantes do PIBID de universidades públicas de Pernambuco, além do acompanhamento de suas atividades nas escolas, com análises das modalidades didáticas, sequências didáticas, análise de letramento científico, e, por fim, entrevistas semiestruturadas para identificação de suas percepções sobre a prática, com análise de conteúdo. Os resultados preliminares mostram que há presença de contribuições nas práticas vivenciadas, principalmente na construção docente, assim como para o ensino e aprendizagem no ensino básico e superior na busca por formar cidadãos críticos e reflexivos.